A campanha ReConstruindo Conexões, que busca construir duas pontes provisórias sobre o Rio Caí, já arrecadou mais da metade do valor pretendido para custeio das obras. Até esta quinta-feira (15), a ação coordenada por empresários e moradores da região levantou R$ 622.578,00. A missão é chegar a R$ 1,2 milhão.
A mobilização propõe implantar, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, uma ponte baixa por meio da colocação de galerias. Mesmo sem o valor total, os trabalhos começaram na última segunda-feira (12) com escavadeiras operando nas duas margens do rio, onde será implantada a travessia temporária. Em Feliz, por sua vez, a ideia é instalar uma passagem composta por contêineres.
Segundo o porta-voz da campanha ReConstruindo Conexões, o empresário Clóvis Schumann, as obras estão dentro do cronograma, que visa entregar as travessias no início de setembro.
“Tudo está acontecendo dentro do cronograma. A partir da semana que vem começam a chegar as galerias, que já vão ser colocadas no leito do rio (entre Caxias e Nova Petrópolis)“, afirma Schumann.
A campanha surgiu após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cancelar o projeto emergencial que instalaria uma ponte metálica provisória entre Caxias e Nova Petrópolis enquanto a travessia permanente está em processo de construção. A estrutura definitiva, que deverá ter 180 metros de extensão e 13 de largura, além de ser mais alta que a anterior, a qual foi comprometida pelas chuvas de maio, tem prazo de entrega projetado para dezembro.
A ação conta com apoio das duas prefeituras, aliadas ainda aos municípios de Feliz, Picada Café e Gramado, que estão à cargo de auxiliar com a manutenção dos acessos às duas futuras pontes e disponibilizar máquinas para os trabalhos.
Para contribuir com doações em dinheiro à campanha, é possível utilizar a chave Pix [email protected].