A construção da ponte provisória sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, tiveram início nesta segunda-feira (12). A informação foi confirmada pelo porta-voz da campanha ReConstruindo Conexões, o empresário Clóvis Schumann. Ele relata que as intervenções iniciaram nas duas margens, com uma escavadeira em cada lado do rio.
Leia mais
Acidente envolvendo três veículos deixa uma pessoa ferida na Rota do Sol, em Caxias do Sul
ERS-122 pode ter trânsito em pare e siga para remoção de pedágio em Flores da Cunha, nesta segunda-feira (9)
Estado abre nesta semana licitação para estudo de viabilidade do acesso ao aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul
A estrutura começaria a ser tirada do papel ainda na sexta-feira (9), mas o início foi adiado por causa da instabilidade do tempo. No local, duas galerias serão colocadas no leito do Caí para sustentar a pista de travessia de veículos. A ligação será viabilizada por meio de uma mobilização de entidades e empresários com apoio das prefeituras de Caxias e Nova Petrópolis, deputados e do próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão é que a obra seja finalizada até o início de setembro.
O início das obras era aguardada com grande expectativa, uma vez que Caxias e Nova Petropólis sofrem impactos variados devido à falta de uma ligação direta desde que as chuvas de maio comprometeram a estrutura original no Rio Caí, que precisou ser implodida.
ReConstruindo Conexões
A campanha tem a meta de arrecadar R$ 1,2 milhão para erguer duas pontes provisórias: uma entre os dois municípios, ligando Vila Cristina a São José do Caí, e outra em Feliz. Para contribuir com doações em dinheiro, é possível utilizar a chave Pix [email protected].
A mobilização surgiu após o DNIT cancelar o projeto emergencial que instalaria uma ponte metálica temporária na região. A estrutura definitiva, que deverá ter 180 metros de extensão e 13 metros de largura, além de ser mais alta que a anterior, a qual foi comprometida pelas chuvas de maio, tem prazo de entrega projetado para dezembro.