Um grupo de fornecedores importantes para o desenvolvimento pleno de suas atividades ocorreu dentro da Cooperativa Garibaldi na última semana. A construção de um diálogo franco e transparente na perspectiva da governança corporativa some para o crescimento dos atores envolvidos na relação comercial.
A iniciativa da visitação faz parte do programa Aproxima que é realizado no Complexo Enoturístico da Garibaldi.
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“Nosso objetivo é estreitar laços. Momentos como esses fortalecem ainda mais nossas parcerias”
disse o presidente, Oscar Ló, ao dar as boas-vindas aos convidados no dia 25 de fevereiro.
Na ocasião foram compartilhadas as perspectivas para 2025, bem como manifestados pelo diretor executivo, Alexandre Angonezi, os desafios vencidos em 2024.
“Foi um ano de surpresas, com perdas na safra e de desastre climático. Mas seria pecado dizer que tivemos um ano ruim”,
poderou Angonezi, responsável por conduzir à apresentação aos fornecedores.
Mesmo diante de um cenário assim, a cooperativa manteve um ano de conquistas, com crescimento sustentável, cinco lançamentos, 76 premiações internacionais e reconhecimento do mercado, como o Marcas de Quem Decide e o Carrinho Agas.
“Esses prêmios são muito importantes, porque não somos nós dizendo que os nossos produtos são bons, são os outros que estão reconhecendo isso”
disse. Muito dessa performance está ligada aos objetivos estratégicos da cooperativa – gerar valor e obter reconhecimento nacional em espumante – a partir de seu propósito em promover a vida em harmonia.
“Isso nada mais é do que fazer a coisa certa pensando no bem de todos”,
explicou o executivo. Tudo isso envolve uma série de movimentos ligados a gestão da cooperativa do vinhedo à mesa, com projetos como a assistência técnica permanente ao cooperado, pesquisa de novos cultivares com o case do vinhedo experimental, a análise de solo, a estruturação das políticas de compliance e o envolvimento do cooperado nas assembleias e reuniões de núcleo.
“Isso gera aproximação com o cooperado, que sabe o que está acontecendo com a cooperativa e ajuda a tomar decisão”, contou Angonezi.
É com esse ritmo que a cooperativa encara 2025, com objetivos delineados para serem executados em três pilares – mercado, processamento e fornecimento.
“Nosso pensamento estratégico é procurar sempre buscar o equilíbrio entre esses três grandes elos da nossa cadeia”,
salientou. Assim, para atender ao mercado, a organização listou realizações para o ano em curso:
- realização de uma convenção de vendas:
- participação nas principais feiras supermercadistas;
- presença na ProWine em São Paulo;
- ações de trademarketing;
- ações de comunicação regionais, estaduais e nacional.
Quanto ao processamento, haverá novos investimentos em capacidade de armazenagem, em autoclaves, prensas e filtros e em rotulagem. No fornecimento, a cooperativa pretende continuar a reconversão de vinhedos e a implantação de um novo sistema de gestão ERP.