Bento Gonçalves

'Unidos por Bento' inaugura oficialmente Pontilhão no 40 da Graciema

Obra garante o acesso à comunidade São Roque, no interior de Bento Gonçalves, que faz ligação com o município de Santa Tereza

Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM
Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

Na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 9 horas, foi inaugurado oficialmente o novo pontilhão na comunidade São Roque, lote 40 da linha Graciema, em Bento Gonçalves. O evento foi conduzido por representantes do movimento ‘Unidos por Bento‘.

Essa é a segunda obra finalizada dentro da Operação Reconstrução, coordenada tecnicamente pela Ascon Vinhedos (Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos) e Aearv (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos). A iniciativa é financiada pelo movimento Unidos por Bento, que é liderado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Confira a declaração do presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, para a reportagem do Grupo RSCOM:

 

A nova estrutura restabelece a ligação da comunidade São Roque com o município de Santa Tereza, oferecendo um acesso seguro e durável. As obras começaram em 14 de maio e foram concluídas em pouco mais de 30 dias, com o acesso restabelecido em 19 de junho. No entanto, a inauguração oficial ocorreu apenas hoje.

O antigo pontilhão de madeira foi substituído após uma análise técnica realizada pelos engenheiros voluntários da Ascon e Aearv, com os custos aprovados pelo Unidos por Bento. Inicialmente, o investimento previsto era de R$ 250 mil, mas graças às doações das empresas, o valor foi reduzido pela metade. A nova estrutura utiliza blocos e lajes pré-moldadas, concreto na rampa e pista de rolamento, além de um guarda-corpo de metal para maior segurança.

O presidente da Ascon Vinhedos, Alan Scomazzon, deu mais detalhes sobre o projeto e sua expectativa positiva quanto a durabilidade da estrutura:

 

Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM
Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM
Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM
Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

 

 

O ‘Unidos por Bento’

O movimento ‘Unidos por Bento’ está em atividade desde o início da tragédia climática, em maio, angariando doações destinadas à reconstrução da vida das famílias atingidas pelo desastre ambiental na microrregião de Bento Gonçalves. Quem quiser doar pode participar de duas formas: por meio do envio de PIX para a chave [email protected], ou por depósito, pelo Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2.

Após a conclusão dos trabalhos, haverá uma prestação de contas pública detalhando o emprego dos recursos. Além do CIC-BG, fazem parte do Unidos por Bento: Aearv, Agas, Aprovale, Ascon, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, SIMMME, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e Uvibra, bem como pessoas físicas.