Inaugurada nova ponte do 40 da Graciema, em Bento Gonçalves

Esta é a segunda obra da Operação Reconstrução a ser concluída, com recursos provenientes do movimento Unidos por Bento

Publicado por
11:28 - 21/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Inaugurada nova ponte do 40 da Graciema, em Bento Gonçalves

Foto: Alan Scomazzon/Ascon Vinhedos

Foi concluída a segunda obra da Operação Reconstrução, coordenada tecnicamente pela Ascon e Aearv, com recursos do movimento Unidos por Bento. O pontilhão no 40 da Graciema foi muito danificado pelo desastre climático iniciado no mês de maio. Esta obra garante o acesso à comunidade São Roque, do lote 40 da linha Graciema, no interior de Bento Gonçalves, que faz ligação com o município de Santa Teresa.

Os danos foram analisados na segunda semana de maio, e as obras começaram no dia 14, sendo concluídas em pouco mais de 30 dias. O acesso à comunidade foi restabelecido em 19 de junho. A primeira obra finalizada foi a reparação das galerias e da Estrada Municipal ERS 444, no Vale dos Vinhedos, inaugurada em 7 de junho.

Segundo o coordenador técnico, o Engenheiro Civil Milton Milan, representante da Ascon Vinhedos, já no início dos trabalhos foram restabelecidas as novas cabeceiras da ponte.

“Vale destacar que além dos recursos, provenientes do movimento Unidos por Bento, nesta obra tivemos importantes contribuições e doações de associados da Ascon Vinhedos, como lajes pré-fabricadas para pista de rolamento e ecoblocos para a cabeceira, da Molder Estruturas, cálculo estrutural pela H2B Engenharia, mão-de-obra da equipe MPA, caminhões de concreto da Concresul. Está sendo uma grande rede de apoio para restabelecermos os acessos e o progresso da nossa querida Bento Gonçalves”, destaca Milan.

Conforme o gestor desta obra, Lúcio Possebon, da MPA, local desta obra contava com um antigo Pontilhão de madeira, e, após análise técnica dos engenheiros voluntários Ascon e Aearv, e estimativas de valores previamente aprovados junto ao Unidos por Bento, iniciaram-se as obras de reconstrução.

O gestor da obra, Lúcio Possebon, da MPA, explicou que o antigo pontilhão de madeira foi substituído após análise técnica dos engenheiros voluntários da Ascon e Aearv e aprovação dos custos pelo Unidos por Bento. O investimento previsto de R$ 250 mil foi reduzido pela metade graças às doações das empresas. Tecnicamente, a estrutura utilizou blocos pré-moldados para a base, lajes pré-moldadas PI e concreto na rampa e pista de rolamento, além de guarda-corpo para maior segurança.

O presidente da Ascon Vinhedos, Alan Scomazzon, informou que ainda há muitos desafios pela frente, mas o progresso é evidente. Ele também destacou o papel dos voluntários técnicos para agilidade e profissionalismo das obras.

“Nos foram atribuídas, sob a condução do CIC-BG e da prefeitura municipal, um total de sete obras, sendo duas concluídas e outra na Linha Zemith I já em andamento, conforme análise técnica feita no início de junho, e demais em fase de mapeamento e orçamentação, duas áreas no Vale Aurora, Ponte do Melão e Linha Zemith II”, detalha Alan Scomazzon, presidente da Ascon.

Primeira Obra – Recuperação do km 19,5 da ERS-444

Segunda Obra – Pontilhão na Linha 40 da Graciema

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp