
O Procon Municipal de Bento Gonçalves tem registrado uma série de denúncias relacionadas aos valores cobrados pelo abastecimento de água na cidade. A principal reclamação dos consumidores é sobre o valor que vem sendo cobrado nas faturas emitidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O órgão informou que recebeu cerca de 15 queixas formais sobre o problema.
Segundo informações do Procon, um processo administrativo foi aberto para investigar possíveis abusos nas tarifas cobradas, além de outras irregularidades. entre elas, estão Entre elas, estão a falta de informações claras aos consumidores, em violação ao Código de Defesa do Consumidor.
A recomendação é de que os moradores que se sentirem prejudicados por aumentos injustificados ou por outros problemas nos serviços prestados pela Corsan procurem o Procon. Em alguns casos, a companhia já realizou ajustes e reduções nos valores cobrados. No entanto, para os consumidores que não obtiveram sucesso nas tratativas administrativas, o órgão de defesa orienta buscar a via judicial para a resolução do conflito.
Questionada pela reportagem do Grupo RSCOM sobre possíveis equívocos nos procedimentos da empresa e as medidas tomadas para contornar a situação, a administração da Corsan emitiu um comunicado via assessoria de imprensa. A empresa de abastecimento recomenda que em caso de discordância com os valores apontados, clientes entrem em contato com a Companhia, pelos canais digitais ou presencialmente.
Resposta da Corsan ao Portal Leouve
A Corsan emite, em Bento Gonçalves, aproximadamente 60 mil faturas de água por mês aos imóveis interligados à rede no município. A recomendação, para os casos eventuais que possam ocorrer de discordância com os valores apontados, é de que os clientes entrem em contato com a Companhia, pelos canais digitais de relacionamento com a comunidade ou presencialmente, na unidade de saneamento. Desta forma, cada situação é verificada individualmente.
Podem ser utilizados para contato o aplicativo Corsan (pelo telefone celular), o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. Já o atendimento presencial é feito na Rua Ramiro Barcelos, 384.
A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.