Zanin diz que liberdade de expressão não é absoluta e defende jornalismo como fundamental para a democracia

Ministro participou de evento no STF e também falou sobre o papel das agências de checagem para evitar a propagação de notícias falsas

Publicado por
16:31 - 15/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Em evento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, o ministro Cristiano Zanin defendeu que o direito à liberdade de expressão “não é absoluto” e exaltou o papel do jornalismo como fundamental para a defesa da democracia. O magistrado participava nesta sexta-feira, 15, de um painel sobre jornalismo e agências de checagem quando falou sobre a necessidade de exercer a liberdade de expressão com responsabilidade. “É importante ressaltar que a liberdade de expressão não é um direito absoluto. Entre as diversas garantias constitucionais, ela requer sobremaneira que seja exercida com responsabilidade. O que temos visto é uma avalanche de postagens nas redes sociais sem a menor preocupação com a verdade e, em muitos casos, com a clara intenção de apresentar um fato distorcido para propositadamente manipular a informação, aniquilar reputações, que podem prejudicar a imagem de uma pessoa, de uma instituição pública ou de uma empresa. Nesse contexto, entra a importância da atuação das agências de checagem”, afirmou o ministro.

Cristiano Zanin também falou sobre o uso das redes sociais por cidadãos e a importância do jornalismo e das agências de checagem para evitar a propagação de notícias falsas e defender a democracia. “Sabe-se que o jornalismo desempenha um papel fundamental na defesa da democracia e liberdades individuais, pois auxilia a sociedade a tomar decisões na vida política e social do país. Assim, todos lutamos por uma imprensa livre que traga sempre a verdade do relato dos fatos, que apresente sempre críticas sobre assuntos do mundo, mas que não seja utilizada como ferramenta de propagação de mentiras”, completou.

Fonte: Joven Pan

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp