Na noite de sexta-feira (07), 32 deputados federais protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma interpelação judicial em face do atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Os parlamentares requerem que o Ministro esclareça declarações feitas por meio de sua conta oficial no Twitter, e que permanecem ativas até o presente dia, contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.
As declarações de Flávio Dino atinentes à peça configuram-se como afirmações que levantam dúvidas sobre a suposta falta de integridade e falibilidade das urnas eletrônicas e, por conseguinte, do sistema eleitoral brasileiro.
O esclarecimento acerca das referidas declarações do Ministro faz-se necessário não somente pelo tom do questionamento da lisura das instituições brasileiras, mas também pelo fato de declarações similares proferidas por outros cidadãos brasileiros terem acarretado investigações, e até mesmo na responsabilização dos mesmos pelas autoridades competentes.
Cabe a Flávio Dino, portanto, esclarecer suas afirmações à sociedade e às autoridades brasileiras e, caso se evidencie alguma irregularidade nos posicionamentos do Ministro, ou até mesmo a confirmação de um crime permanente, compete a estas últimas que sejam tomadas as providências, tendo em vista a previsão de isonomia de tratamento perante a lei por parte da Justiça brasileira.
Os parlamentares que assinam a referida peça são os seguintes:
Abílio Brunini (PL/MT)
Alexandre Ramagem (PL/RJ)
Amalia Barros (PL/MT)
André Fernandes (PL/CE)
Bia Kicis (PL/DF)
Bibo Nunes (PL/RS)
Cabo Gilberto Silva (PL/PB)
Carlos Jordy (PL/RJ)
Carol DeToni (PL/SC)
Coronel Assis (União Brasil/MT)
Coronel Meira (PL/PE)
Coronel Telhada (PP/SP)
Daniela Reinehr (PL/SC)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP)
Eduardo Bolsonaro (PL/SP)
Evair de Melo (PP/ES)
General Girão (PL/RN)
Giovani Cherini (PL/RS)
Gustavo Gayer (PL/GO)
Júlia Zanatta (PL/SC)
Marcelo Álvaro Antônio (PL/MG)
Mario Frias (PL/SP)
Mauricio Marcon (PODE/RS)
Nikolas Ferreira(PL/MG)
Pastor Marco Feliciano (PL/SP)
Rafael Pezenti (MDB/SC)
Rodolfo Nogueira (PL/MS)
Sanderson (PL/RS)
Sargento Fahur (PSD/PR)
Sargento Gonçalves (PL/RN)
Silvia Waiãpi (PL/AP)
Zé Trovão (PL/SC)