Cidades

Homem morto na Delegacia de Polícia em Farroupilha é identificado

Ele possuía extensa ficha criminal e tentou atacar policiais usando uma barra de ferro e um facão

(Foto: Arquivo/ Grupo RSCOM)
(Foto: Arquivo/ Grupo RSCOM)

Foi identificado como Ivanir de Mattos Guimarães, de 33 anos, o homem morto a tiros na Delegacia de Polícia de Farroupilha, na noite deste sábado (17). Após Guimarães ser detido por desacato mais cedo, ele teria retornado para o local portando uma barra de ferro e um facão, na tentativa de atacar os policiais.

Segundo registro da Polícia Civil, por volta de 22h50 ele teria entrado furtivamente na delegacia, enquanto o plantão atendia uma guarnição da Brigada Militar. Ivanir foi avistado em um local de acesso exclusivo para os policiais, portando uma barra de ferro e um facão. Na tentativa de abordagem, foi ordenado que ele largasse os itens. Como não obedeceu à ordem, foram efetuados dois disparos de arma elétrica não letal, que não foram suficientes para contê-lo. Posterior, seis disparos de calibre 12 com munição não letal (antimotim), que também não o fizeram parar.

Os policiais então tiveram que usar armamento letal. O primeiro disparo foi realizado nos pés, mas ele continuou a atacar os policiais com a barra de ferro, e os agentes, que estavam sendo encurralados contra a parede do saguão, efetuaram disparos na região do tórax do suspeito, interrompendo assim a tentativa criminosa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, constatando o óbito.

Homem é morto a tiros após invadir delegacia e tentar atacar policiais em Farroupilha

Participaram da abordagem um Policial Civil que estava de plantão e a guarnição da Brigada Militar que estava na delegacia no momento. Ivanir de Mattos Guimarães era natural de São Borja, mas residia em Farroupilha. Ele possuía extensa ficha criminal, contendo ações como: desacato, descumprimento de medida protetiva, vias de fato, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, violação de domicílio, favorecimento real, furto de veículo, furto de bicicleta (3x), furto de residência (2x), roubo a estabelecimento comercial, dano, coação no curso de processo, posse de entorpecentes e crimes contra a fauna (2x).