Caxias do Sul

Câmara de Caxias tem novas mudanças no quadro de vereadores e partidos

Ex-parlamentar Alberto Meneguzzi retorna ao cargo na próxima quinta-feira (1/6) e Sandro Fantinel solicita formalização de bancada no Parlamento

Câmara de Caxias tem novas mudanças no quadro de vereadores e de bancadas partidárias
Terceiro suplente do PSB, com 1.441 votos no último pleito, Meneguzzi assume o mandato nesta quinta-feira (1/06) | Foto: Câmara Caxias/divulgação


A Câmara Municipal de Caxias do Sul passará por novas mudanças no quadro de vereadores e de bancadas partidárias, anunciadas na manhã desta terça-feira (30).

Faltando praticamente um ano e meio para o fim da atual legislatura (2021-2024), o ex-vereador (2017-2020) e ex-chefe do Legislativo (2018), Alberto Meneguzzi, retorna ao cargo parlamentar na próxima quinta-feira (1/6). Terceiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 1.441 votos no último pleito, o político integrará a bancada socialista ao lado de Gilfredo De Camillis e do presidente da Câmara, Zé Dambrós.

A mudança foi oficializada pelo vereador Edi Carlos (PSB), atual ocupante da cadeira, em anúncio durante a sessão desta terça-feira. Ele se licenciará da vereança para assumir o cargo de diretor na Secretária Municipal de Obras e Serviços (SMOSP).

“Sigo agora os passos do vereador [Wagner] Petrini [que assumiu a Secretaria da Habitação], abrirei mão do meu mandato. Abrirei espaço para o meu colega vereador Alberto Meneguzzi, que ainda tem muito a contribuir para esta Casa”, revelou o socialista, da tribuna.

Durante a manifestação, Edi Carlos destacou momentos destes quatro meses de mandato, como sua atuação na relatoria da Comissão Processante, que investigou o pedido de cassação contra o vereador Sandro Fantinel. O parlamentar ainda exaltou o trabalho do governo municipal e a entrada do PSB na administração, por meio de Wagner Petrini (secretário da Habitação) e Idair Moschen (presidente da Festa da Uva S.A.). A terceira passagem de Edi Carlos pela Casa iniciou no dia 23 de fevereiro, após Petrini assumir a pasta.

Fantinel anuncia entrada em novo partido

Ainda neste início de terça-feira movimentado para a política caxiense, o vereador Sandro Fantinel solicitou a formalização da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara de Caxias. A informação foi confirmada pelo parlamentar e pelo presidente da sigla no município, Pedro Rodrigues, à reportagem do Portal Leouve.

Com isso, Fantinel voltará a integrar uma legenda após ser expulso do partido Patriota, no dia 1° de março, em razão das falas preconceituosas contra baianos e nordestinos, proferidas por ele dias antes, durante sessão da Câmara.

Nas eleições municipais de 2020, o PL não elegeu nenhum representante. Segundo a Assessoria de Imprensa do Legislativo, a última vez que a legenda ocupou uma cadeira na Casa foi em 2006, com o vereador Alencar Tavares.