Bento Gonçalves

Mulher que matou marido com facada em Bento Gonçalves é absolvida

Justiça entendeu que ela agiu em legítima defesa

Bento Gonçalves não sofreu prejuízos pela estiagem
(Foto: Arquivo Leouve)


A 1ª Vara Criminal de Bento Gonçalves, através da juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, absolveu uma mulher da acusação de homicídio. Em 2020 a acusada deu uma facada no marido após este ameaça-la com uma enxada. A absolvição sumária foi pedida pela própria acusação após a instrução do processo.

A mulher de 55 anos confessou ter desferido uma facada no marido durante uma briga do casal. Na ocasião do conflito ele teria ingerido álcool e agia de forma agressiva, chegando a ameaçar a esposa com uma enxada. Nos depoimentos, ela afirma que não pretendida atingir o peito, mas sim o braço para que o impedisse de usar a ferramenta. Quando a situação aconteceu ele teria ingerido álcool, como de costume, segundo consta na decisão.

Durante os depoimentos a vítima e os filhos alegaram que o homem era agressivo com toda a família, bebia constantemente e não deixava a esposa trabalhar por ciúmes. Ainda segundo eles, foram diversas as situações de violência vivenciadas. Uma das filhas informou que ela e a irmã, aos 11 anos de idade, foram expulsas da residência para buscar sustento fora de casa.

Na decisão, a Juíza diz que raras vezes presenciou depoimento tão chocante como o da filha do casal. A jovem relatou como ela e a irmã eram humilhadas e desprezadas por ele. “Aduzo que os depoimentos carreados ao presente feito demonstram a triste realidade de violência doméstica e familiar a que são submetidas tantas famílias, gerando traumas e marcas profundas em todos os seus integrantes, que certamente, após presenciarem, por longos anos, tamanha agressividade, machismo, humilhações à condição feminina, terão imensas dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis, cujo pressuposto é a autoestima, que, neste caso, foi aniquilada por este marido e pai em um – infelizmente – longo relacionamento familiar abusivo”, destacou a Juíza.