Justiça

Trio é condenado a 13, 15 e 17 anos de prisão pela morte de professor em Caxias do Sul

Julgamento ocorreu nesta manhã (14)

Trio é condenado a 13, 15 e 17 anos de prisão pela morte de professor em Caxias do Sul
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Nesta quarta-feira (13), Jonatan Gonçalves da Rosa, de 33 anos, Rafael da Silva Manica, de 26, e Leandro Laurindo Martins, 31, foram condenados a prisão pela morte do professor Vinícius Ferreira da Silva, de 25 anos. O crime aconteceu no dia 3 de maio de 2019, na Rua Luiz Covolan, embaixo na Ponte Seca, em Caxias do Sul.

O corpo do professor foi encontrado por volta das 20h30min. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), naquela noite um motorista de van que buscava alunos nas imediações encontrou o corpo e chamou a polícia. Vinícius estava caído na lateral da estrada de chão. O Samu foi acionado e, ao chegar no local, constatou o óbito. Vinícius apresentava nove perfurações de disparos pelo corpo. Junto com a vítima a polícia encontrou a carteira com os documentos e mais R$ 1,500 em dinheiro.

Cerca de 20 dias depois do crime, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) prendeu e indiciou os autores do crime. Já o mandante, foi identificado como sendo Maicon Canali, na época 35 anos, que teria pago cerca de R$ 4.500 para matar o professor devido a um desentendimento.

Jonatan, Rafael e Leandro foram julgados por homicídio qualificado por promessa de recompensa e recurso que dificultou a defesa da vítima, porém apenas Jonatan foi condenado pela qualificadora de promessa de recompensa.

Tempo de prisão em regime fechado

Jonatan foi condenado a 17 anos de prisão, Rafael a 15 anos e Leandro a 13 anos.

O julgamento ocorreu no plenário do Fórum de Caxias do Sul.

Veja também: Polícia indicia mandante e três autores do homicídio de professor em Caxias

Pais e amigos lembram um ano da morte de professor assassinado em Caxias do Sul