Política

Eleição suplementar elegerá novo prefeito e vice de Garibaldi neste domingo

A abertura das seções iniciou às 7h e segue até às 17h

(Foto: Divulgação/ TSE)
(Foto: Divulgação/ TSE)


Neste domingo (3), pela primeira vez na história, o município de Garibaldi está realizando eleições suplementares. O pleito está sendo disputado entre os candidatos Sérgio Chesini (PP), tendo como vice Valério Mayer (PP), e Sandro Garda (PT), que apresenta como vice Cláudia Schiedeck (PT).

A abertura das seções iniciou às 7h e segue até às 17h. Ao todo, são 25.336 eleitores aptos a votar em um dos 34 locais distribuídos pelo município, com 79 seções. Mais de 230 mesários estão envolvidos no processo.

O resultado da eleição deverá ser apresentado até o final da tarde. A apuração dos votos será transmitida durante programa especial na Rádio Serrana 106.1 FM e também nas páginas do Facebook da Rádio Serrana e Portal Leouve, a partir das 16h. Os candidatos eleitos assumirão o executivo até o dia 31 de dezembro de 2024. A posse está marcada para o dia 28 de abril.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a nova eleição devido à cassação do mandato do prefeito Alex Carniel e seu vice Sérgio Chesini, ambos do PP, ocorrida em novembro de 2021. A chapa havia sido eleita em novembro de 2020. Desde então, quem tem respondido pelo Executivo são os presidentes da Câmara de Vereadores. Em 2021, assumiu como prefeita Márcia Pedersetti e, atualmente, o prefeito em exercício é José Bortolini.

Diante disto, Carniel recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda que seu recurso seja julgado. Desta forma, dependendo da decisão dos ministros, Alex Carniel poderá retornar à prefeitura, independente do resultado das urnas neste domingo, ou ter seu mandato e direitos políticos cassados por oito anos.