Política

TRE decide pela cassação do prefeito e vice-prefeito de Garibaldi por crimes eleitorais

TRE decide pela cassação do prefeito e vice-prefeito de Garibaldi por crimes eleitorais


Na tarde desta terça-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral decidiu pela cassação do prefeito e vice-prefeito de Garibaldi, Alex Carniel (PP) e Sérgio Chesini (PP), por crimes eleitorais. De forma imediata, o prefeito e vice não serão afastados de suas atividades no executivo, uma vez que a decisão ainda caberá recursos.

Na última terça-feira (16), o presidente do TRE pediu vistas do processo, após seis, dos sete desembargadores, já terem efetivados seus votos. O resultado estava empatado em 3 votos favoráveis, 3 contrários. Com o voto do desembargador e presidente do TRE, Armínio José Abreu Lima da Rosa, o resultado final apresentou a votação de 4 a 3 contra o prefeito e vice de Garibaldi. Ainda, de acordo com o voto do presidente do TRE, Alex Carniel deverá ficar impossibilitado de se candidatar pelo período de 8 anos.

As ações foram movidas pela coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PC do B), que formatava a chapa de oposição de Alex Carniel e Sérgio Chesini nas eleições de 2020. Os processos tramitaram em esfera judicial municipal, contudo, ambas ações foram julgadas improcedentes pelo Juiz da Comarca de Garibaldi, Dr. Gérson Martins da Silva. Segundo o Juiz, não há indícios de irregularidades eleitorais nos fatos.

A chapa ainda poderá buscar recursos para evitar com que sejam cassados. Após o julgamento dos recursos, Garibaldi poderá passar por novas eleições municipais.

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM