Política

Pesquisadores da USP acompanharão eleições em Garibaldi neste domingo 

Objetivo é identificar eventuais pontos que levem à melhoria do sistema eletrônico de votação no futuro

(Foto: Divulgação/ TSE)
(Foto: Divulgação/ TSE)

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhará, a partir deste sábado (2), os procedimentos de preparação e as novas eleições para a Prefeitura de Garibaldi (RS), que ocorrerão no domingo (3). Na visita, os integrantes da USP poderão ver de perto a preparação de uma eleição oficial para a identificação de eventuais pontos de melhoria e para verificar a viabilidade de propostas em debate no projeto Eleições do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A equipe da Universidade será composta pelos pesquisadores Eduardo Seiti Teruiya, Fernando Frota Redigolo e Ákio Nogueira Barbosa. Os especialistas visitarão, ao longo do domingo, diversos locais de votação. Antes disso, acompanharão a montagem de algumas seções eleitorais e o início da votação no município. A partir das 17h, integrantes da equipe presenciarão os procedimentos de encerramento da eleição em determinadas localidades, bem como a totalização dos votos do pleito.

Na qualidade de representantes do TSE, estarão presentes em Garibaldi o coordenador de Modernização e gerente técnico do Projeto Eleições do Futuro, Celio Wermelinger; o coordenador de Sistemas Eleitorais, José Cruz; o chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, Alberto Cavalcante; o coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo; o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra; e o chefe da Seção de Gestão de Certificação Digital, Francisco Dejardene.

Também participará o servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Antônio Ésio Marcondes Salgado. Integrante da equipe que informatizou o processo de votação e criou a urna eletrônica em 1996, ele tem contribuído desde o início do projeto.

Convênio

Em 8 de outubro do ano passado, o TSE e a USP firmaram convênio de cooperação técnica que prevê o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema eletrônico de votação da Justiça Eleitoral.

Como parte das ações do convênio, observadores da USP estiveram na edição de 2021 do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, realizada de 22 a 26 de novembro. Participaram das atividades representantes do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli/USP).

Candidaturas

As eleitoras e os eleitores de Garibaldi escolherão no domingo (3) o futuro chefe do Executivo local entre os candidatos pelo partido Progressista (PP) disputam o candidato a prefeito, Sérgio Chesini (PP), que era vice de Carniel, mas não teve os direitos políticos cassados. O seu candidato a vice é o engenheiro Valério Mayer, presidente do PP no município. Já a candidatura pelo Partido dos Trabalhadores (PT) é composta pelo candidato a prefeito, o advogado, Sandro Garda e como candidata a vice-prefeita, a professora, Claudia Schiedeck.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a nova eleição devido à cassação do mandato do prefeito Alex Carniel e seu vice Sérgio Chesini, ambos do PP, ocorrida em novembro de 2021. Além da cassação, a decisão do TRE tornou Carniel inelegível por oito anos. Eles foram acusados por abuso de poder econômico e político.

A legislação determina a realização de eleições suplementares sempre que mandatários municipais são cassados ou afastados de maneira definitiva do cargo pela Justiça Eleitoral.