Comportamento

Dia do Professor: processo de aprendizado dos alunos é o maior motivador de Michel Top, educador musical

Para marcar a data, o Portal Leouve desenvolveu uma série de entrevistas com professores da Serra Gaúcha. Confira!

Dia do Professor: processo de aprendizado dos alunos é o maior motivador de Michel Top, educador musical

Nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. A data comemorativa homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, abrangendo diversas áreas de estudo. A profissão é uma das mais importantes do mundo, uma vez que sem ela, o conhecimento seria compartilhado de uma forma menos efetiva.

Para marcar a data, o Portal Leouve desenvolveu uma série de entrevistas com professores de diferentes áreas do conhecimento, em diversas cidades da Serra Gaúcha. Em Garibaldi, por sua vez, o professor entrevistado foi Michel Top.

Michel Top é professor de música e compartilha seus conhecimentos há mais de 20 anos. O músico comenta que iniciou sua carreira tocando em bandas da região. Não demorou muito para iniciar suas lições em uma escola de música da cidade de Farroupilha. Desde então, nutre e estimula o conhecimento das centenas de alunos que encontra pelo caminho. Top fala que iniciou as suas aulas em Garibaldi há 14 anos. Inicialmente, ele recebia seus alunos em casa, contudo, em 2011 abriu sua própria escola de música.

O professor afirma que, em virtude da pandemia, o ano foi desafiador. Devido aos protocolos que restringiram a convivência social, sobretudo nos meses de março, abril e maio, os alunos foram impedidos de frequentarem aulas presenciais. A solução encontrada foi a migração para atendimentos virtuais. Michel pondera que muitos dos alunos não conseguiram se adaptar ao novo modelo, por falhas de conexão ou outros motivos. O professor estima que em torno de 30 a 40% dos alunos acabaram não se adaptando a nova realidade imposta.

Após a flexibilização das normas sanitárias, a escola reabriu e as aulas presenciais retomaram, respeitando os protocolos exigidos. O que surpreende, na opinião de Michel, é que após a retomada das aulas presenciais, o número de alunos cresceu. A procura para aulas não era tão alta desde 2017.

Michel finaliza afirmando que o profissional de música pode trabalhar em várias frentes, seja compondo músicas e jingles, como tocando em shows ou gravando para outros artistas. Contudo, dentre todas as áreas, Top afirma que o que mais lhe motiva é o processo de aprendizagem de um aluno. Com isso, conclui que é muito feliz ensinando alunos e repassando seus conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.

Leia também:
“A maior satisfação é ver o sorriso no rosto dos alunos”, afirma professora do ensino infantil de Bento

‘A escola sem eles são apenas paredes vazias’ diz professora farroupilhense

Confira a entrevista com Michel Top, professor de música, clicando abaixo: