Nesta quinta-feira (15), dia dos professores, o Portal Leouve preparou reportagens para ressaltar a importância desses profissionais, que dia após dia, enfrentam inúmeras dificuldades e desafios, tudo com o objetivo de levar o aprendizado e vislumbrar um futuro melhor para crianças, adolescentes e adultos.
Leia mais:
https://leouve.com.br/a-escola-sem-eles-sao-apenas-paredes-vazias-diz-professora-farroupilhense
Em Bento Gonçalves, entrevistamos Léia Bellé, professora de uma escola de Ensino Infantil da rede privada.
Na entrevista, a educadora falou sobre os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus, o que exigiu adaptação tanto dos professores quanto dos alunos aos métodos do Ensino Remoto.
A pandemia trouxe inúmeras incertezas para a retomada presencial do setor, que só retornou as atividades ainda no último mês de setembro, a partir de uma série de restrições e protocolos de prevenção à Covid-19.
Mais do que manter a qualidade do ensino e proporcionar a aprendizagem mesmo a distância, um dos principais desafios das professoras e professores neste período, também foi cuidar da saúde mental das crianças, que enfrentaram dificuldades provocadas pelo afastamento do convívio diário com colegas e professores no ambiente escolar.
Mais do que professoras e professores, esses profissionais exercem papel também de psicólogos, pois convivem com crianças com diferentes personalidades dentro de um mesmo ambiente e que possuem por vezes atritos e problemas familiares.
Em meio ao período de retomada das atividades presenciais, readaptar as crianças a escola e a nova realidade provocada pela pandemia, com a adoção rigorosa de diversos protocolos de saúde, exigiu ainda mais desses profissionais, que tanto fazem pela educação e pela sociedade como um todo.
Na entrevista, a professora Léia Bellé fala sobre as dificuldades, desafios e é claro e sobre a satisfação em exercer a profissão. Confira: