Vereador propõe que Fenakiwi e Entrai sejam patrimônios imateriais de Farroupilha

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Farroupilha nesta semana, o parlamentar Juliano Baumgarten (PSB) apresentou uma indicação que tornaria…

Publicado por
11:25 - 30/03/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Farroupilha nesta semana, o parlamentar Juliano Baumgarten (PSB) apresentou uma indicação que tornaria a Fenakiwi, tradicional feira multisetorial da cidade, que está em sua 24ª edição neste ano de 2022, e o Encontro das Tradições Italianas, o Entrai, que ocorre em Nova Milano, no interior da cidade, pela 19ª vez, sejam patrimônios imateriais da cidade.

Conforme ele explicou, por ser historiador e professor, ele tem buscado entender e mostrar projetos de relevância cultural e ao patrimônio, e nesse contexto, se apresentam a Fenakiwi e o Entrai, como as maiores festas do município.

“Somos o Berço da Imigração Italiana, temos o selo como Marco Zero da Imigração, reconhecido pelo consulado da Itália. Então nada mais justo que reconhecer e aumentar o prestígio e a preservação. O Entrai mostra nossa cultura local, o foclore dentro da comida, das músicas, e da história. E a Fenakiwi, fomos pioneiros na região quando Clóvis Zanfeliz buscou aprimorar a produção e ganhamos o título de Capital Nacional do Kiwi e isso faz parte da história e da memória do Farroupilhense.

A indicação do vereador será enviada ao executivo municipal, de quem deve partir o projeto de Lei. Baumgarten comentou sobre a sua expectativa para que o projeto seja encaminhado e votado o quanto antes, para que as festas já ocorram neste ano sob a nova prerrogativa.

“Eu acredito que sim, já que é um projeto para a cidade. Quem sabe vir com uma celeridade, ainda em abril, para votarmos às vesperas do Entrai, ou no mais tardar em junho ou julho, antes da Fenakiwi, para que possamos verberar e acima de tudo enaltecer essa questão”, disse.

Em 2022,o Entrai irá ocorrer nos dias 13, 14 e 15 e 20, 21 e 22 de maio, em Nova Milano, no interior da cidade, com apresentações culturais, artesanatos, comércio e gastronomia. A programação completa deve ser divulgada nos próximos dias.

Já a Fenakiwi e a ExpoFarropilha ocorrem de 7 a 24 de julho, no Parque Cinquentenário. Além da tradicional feira de negócios, haverá os shows nacionais de Atitude 67, no dia 16 de Julho, e da dupla sertaneja Marcos e Belutti, no dia 23.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp