O vereador Lucas Diel se filiou ao PRD caxiense nesta segunda-feira (25), em evento da sigla na Câmara de Vereadores. Ex-líder de governo, ele trocou o PDT, partido pelo qual atingiu a 1ª suplência na eleição de 2020, com 1.192 votos, pela legenda da base do prefeito e candidato à reeleição Adiló Didomenico (PSDB), que esteve presente no ato.
Além do tucano, também participaram do encontro o presidente do PRD local e ex-prefeito, Flávio Cassina, o secretário da Receita Municipal, Roneide Dornelles, e o vereador e líder da bancada da sigla no Legislativo, Velocino Uez. Não marcaram presença os vereadores, ainda integrantes da legenda, Adriano Bressan, que deve ir ao Progressistas, e Clóvis Xuxa, cotado ao União Brasil. A janela partidária, período em que essas mudanças são permitidas sem que o parlamentar perca o cargo, segue até 5 de abril.
Diel ocupa a cadeira do vereador licenciado e atual secretário do Turismo, Ricardo Daneluz — expulso do PDT em fevereiro de 2023, e filiado ao Progressistas desde 31 de janeiro deste ano —, que deve retornar ao cargo até 5 de abril. O prazo de desincompatibilização de seis meses antes do pleito, marcado para 6 de outubro, é previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O novo integrante do PRD presidiu o PDT de Caxias de julho de 2021 a março de 2022. No ano passado, foi líder do governo Adiló na Câmara quando ainda estava na sigla pedetista, situação criticada pelo diretório local, que não aceitou ingressar no governo municipal. O PRD, que é a fusão entre as antigas siglas PTB e Patriota, está no espectro político da direita, enquanto o PDT está na centro-esquerda.
“Análise profunda da vida política” teve endereço
Quem também está de casa nova é o ex-vereador e 3° suplente do PSB, Alberto Meneguzzi, filiado no PSD de Caxias no último sábado (23). O movimento foi adiantado pelo Portal Leouve um dia antes da abertura da janela partidária. Na ocasião, quando perguntado sobre possível ida ao PSD, Meneguzzi afirmou que estava “num período de análise profunda da vida política”.
O evento contou com a inclusão de outras 14 pessoas no partido, que tem a liderança de Juliano Valim no legislativo local. Também participaram o presidente local da sigla, Michel Pillonetto, e o ex-prefeito de Passo Fundo e deputado federal Luciano Azevedo. A deputada federal e pré-candidata a prefeita Denise Pessôa (PT), também foi ao encontro. O PSD é considerado uma sigla de centro-direita, oposto do PSB, antigo partido de Meneguzzi.