Com a conclusão da pavimentação da pista central do Túnel do São João, na BR-470, o trânsito na região da obra foi modificado desde o meio dia desta quinta-feira (28). A partir de então, são utilizadas as pistas novas e, o desvio que até o momento estava servindo aos motoristas, encontra-se, a partir de agora, interrompido para outras etapas da construção.
A partir da mudança, o cruzamento que os veículos faziam entre as pistas para retornos ou acesso ao posto de gasolina (no caso de condutores que iam no sentido Bento/Veranópolis), agora é proibido. Com a mudança, o retorno de quem sai do posto de gasolina (inclusive os moradores do Bairro São João) e deseja ir para o sentido Bento/Veranópolis, deverá fazer o retorno na região de uma concessionaria ou ainda na Pipa Pórtico. Já os motoristas que trafegam no sentido contrário, devem fazer o retorno na entrada para Linha Eulália.
As obras agora prosseguem para detonação de cerca de dez metros de rochas que ficam no local da pista do desvio que vai no sentido Bento/Veranópolis. Os trabalhos deverão perdurar por um mês e, após isso seguirá a construção da pista que fará a ligação entre os bairros São João e São Roque.
A construção do túnel já foi alvo de diversas reclamações de ouvintes e leitores do Grupo RSCOM. Além do atraso, aumento em 20% dos custos originais (que já chegam a R$11,6 milhões, valor próximo daquele questionado pelo TCE), o que mais chama a atenção da população é a baixa velocidade com as quais o trabalho progride, o que, por sua vez, faz com que a obra seja planejada para dezembro, mas ainda sim, com chances de ser entregue apenas em janeiro de 2022.
Confira abaixo um resumo das mudanças no trânsito.
– Quem trafega na BR-470, da Avenida São Roque para Celeste Agostini no sentido ao bairro São João, deve fazer a volta no trevo (Colao) sentido bairro.
-Quem trafega na BR-470 no sentido Garibaldi/ São João não será permitida entrada pelo posto, será necessário fazer a volta no trevo (Colao) sentido bairro.
– Quem trafega na BR-470 no São João/ São Roque dobra a direita e faz o retorno na rodovia KM-215 ou pela Pipa Pórtico.
– Fluxo de veículos será pela pista lateral já pavimentada