Um homem de 62 anos, torcedor da S.E.R. Caxias, foi preso em flagrante por injúria racial na noite desta sexta-feira (8) durante partida do Campeonato Gaúcho que terminou com vitória grená sobre o E.C. São José, no Estádio Centenário.
Jogadores e integrantes da comissão técnica do time de Porto Alegre foram alvo de gestos racistas, e denunciaram a situação à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Brigada Militar (BM). O jogo chegou a ficar parado por pouco mais de 10 minutos.
De acordo com a ocorrência policial, o próprio Caxias e outros torcedores auxiliaram na identificação e localização do autor do crime. Ele foi conduzido por seguranças do clube aos PMs do Batalhão de Choque, que o mantiveram em custódia até o fim da partida. O zagueiro do São José Tiago Pedra, 34, e outra testemunha prestaram depoimento sobre o caso.
O homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, onde segue preso. Segundo a legislação brasileira, o crime de injúria racial — que é o ataque direcionado ao indivíduo, diferente do racismo, que é cometido contra a coletividade — possui pena de dois a cinco anos de reclusão, sem a possibilidade do pagamento de fiança.
Em nota, o Caxias afirmou que “em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que, conforme os atletas do São José denunciaram, cometeu ato de racismo”. Também ressaltou que repudia os atos e que “sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar”.
A FGF, também em comunicado, disse que prestou apoio por meio do chamado “Projeto Protocolo Zero”, que tem o objetivo de combater crimes de racismo em partidas oficiais no Rio Grande do Sul.
Nota da S.E.R. Caxias
A S.E.R. Caxias informa que, em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que, conforme os atletas do São José denunciaram, comenteu ato de racismo.
O mesmo já foi retirado do Estádio e encaminhado às autoridades para sequência da ocorrência.
A S.E.R. Caxias enaltece que repudia veementemente o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e que sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar.
Nota da Federação Gaúcha de Futebol
A Federação Gaúcha de Futebol – FGF informa que atletas do São José denunciaram um torcedor do Caxias por ofensas racistas na partida entre Caxias e São José, pelas quartas de final do Gauchão Ipiranga 2024, na noite desta sexta-feira (8), no Estádio Centenário.
Imediatamente o Protocolo Zero foi ativado pela FGF e a Odabá – Associação de Afroempreendedorismo.
O torcedor foi identificado e está aguardando o final da partida sob a custódia da Brigada Militar. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de 10 minutos para que os jogadores pudessem esclarecer o ocorrido. Eles prestarão depoimento ao término do jogo.
O São José e seus atletas receberão todo o apoio necessário da FGF.
O Projeto Protocolo Zero tem o objetivo de combater esse tipo de crime. Estamos juntos na batalha para eliminar o racismo no futebol gaúcho.