Suprema Corte analisa recurso de Trump sobre inelegibilidade nesta quinta-feira

Discussão se baseia na decisão da Justiça do Colorado, que impediu o ex-presidente de ser incluído nas cédulas para as primárias

Publicado por
08:45 - 08/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Suprema Corte analisa recurso de Trump sobre inelegibilidade nesta quinta-feira

Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE/ Jovem Pan / reprodução

A Suprema Corte dos Estados Unidos está analisando um caso que pode resultar na inelegibilidade de Donald Trump para a presidência. A discussão se baseia em uma decisão da Justiça do Colorado, que impediu que o nome do ex-presidente fosse incluído nas cédulas para as primárias.

A decisão do tribunal estadual foi fundamentada na seção 3 da 14ª emenda da Constituição, que trata da inelegibilidade de pessoas envolvidas em insurreição contra o governo. A decisão da Suprema Corte terá implicações em outros Estados que aguardam o parecer para casos semelhantes.

As possibilidades para o julgamento são incertas, os juízes podem decidir que a 14ª emenda não se aplica ao caso, permitindo que Trump permaneça nas primárias. Outra possibilidade é que a Corte não tome uma decisão, o que poderia reacender as ações rejeitadas anteriormente.

A defesa do ex-presidente argumenta que a lei não se aplica a ele e que suas ações não configuram insurreição. Por outro lado, os autores da ação argumentam que a presidência é um cargo do Estado e, por isso, o ex-presidente não teria imunidade absoluta.

*Fonte: Jovem Pan

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp