Esportes

Sergio Rochet e mais seis: como o Inter pretende utilizar os estrangeiros do elenco

Clube atingiu limite de atletas de fora do Brasil para campeonatos organizados pela CBF

ESTRANGEIROS INTER
Valencia, Bustos, Nico Hernández e Aránguiz, estrangeiros no Inter (Foto: Ricardo Duarte/S.C.Internacional)

A mais nova contratação do Internacional tem sotaque espanhol. Sergio Rochet, goleiro da seleção uruguaia chega para assumir a titularidade da equipe Colorada, que agora tem sete estrangeiros em seu elenco.

O número atinge o limite permitido de estrangeiros que podem ser relacionados por um clube em campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em torneio como a Libertadores, não existe um limite para inscrições de jogadores de fora do país do clube.

Os estrangeiros de Mano Menezes:

  • Sérgio Rochet – Uruguai
  • Fabricio Bustos – Argentina
  • Gabriel Mercado – Argentina
  • Nico Hernández – Colômbia
  • Charles Aránguiz – Chile
  • Carlos de Pena – Uruguai
  • Enner Valencia – Equador

Destes sete, quatro já disputaram ao menos uma Copa do Mundo (Rochet, Mercado, Aránguiz e Valencia). Quatro deles também chegaram nesta temporada.

Como atuam os estrangeiros no Inter

Rochet: Deve chegar para assumir o gol do time titular do Inter. Atualmente, John tem ocupado a vaga e sendo fundamental em vários jogos, mas possui contrato com o clube até dezembro. Para seguir com o atleta o Colorado tem que pagar R$ 8 milhões.

Bustos: Titular na lateral-direita, Bustos não vem conseguindo desempenhar o mesmo futebol de 2022. No atual esquema de Mano Menezes, o apoio ofensivo que ele entrega no lado do campo segue sendo seu diferencial na equipe.

Mercado: Também titular no Inter, aos 36 anos Mercado parece já demonstrar problemas como a bola aérea e marcação diante de jovens jogadores. Seu combate no chão ainda é importante para o Colorado, que tem em Rodrigo Moledo seu reserva imediato, outro que tem contrato até o final de 2023.

Nico Hernández: Hernández demorou para ganhar oportunidade em 2023, porém depois ganhou sequência e atuou em jogos importantes na temporada pelo Brasileirão e na Libertadores. Tem um estilo de jogo parecido com o de Vitão, embora mais limitado tecnicamente.

Charles Aránguiz: Em sua segunda passagem pelo Colorado, Aránguiz ainda é uma incógnita, já que em seu retorno disputou duas partidas (menos de 80 minutos), porém mesmo não sendo o mesmo que saiu do Beira-Rio em 2015, ainda possui grande técnica que elevará o nível da equipe. Logo será titular da equipe gaúcha.

De Pena: Diferentemente do apresentado em 2022, De Pena caiu de produção grandemente. Hoje no banco de reservas como opção, é utilizado com frequência no segundo tempo dos jogos. Tem desempenho melhor quando ganha liberdade no meio para atacar a área do time adversário.

Valencia: Grande contratação na temporada, Valencia atuou apenas 45 minutos diante do Fluminense, mas é daqueles que chega no time e já fica entre os 11 titulares. Sua preferência é atuar como segundo atacante, como jogava no Fenerbahçe e na última temporada viveu seu melhor momento na carreira.

Como deve ficar o time titular do Inter com os estrangeiros

Ainda é esperado que alguns jogadores retornem de lesões, ou voltem a demonstrar a forma física ideal, como o volante Gabriel e o meia Mauricio, já que ambos 100% recuperados devem ser titulares.

O provável Inter tem: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Aránguiz, Alan Patrick e Mauricio; Valencia e Luiz Adriano.

Com este time, é provável que a marcação fique mais fragilizada, por isso é provável que a direção ainda traga reforços com estas características. Bruno Henrique e Diego Pituca são dois nomes analisados para o setor do meio-campo.