Risco de novo desmoronamento na Rota do Sol leva prefeitura à procura de alternativas em Caxias do Sul

Adiló Didomenico anunciou que encaminhará a reconstrução da ponte entre Fazenda Souza e Vila Seca, que foi destruída pelo temporal

Publicado por
16:22 - 09/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Risco de novo desmoronamento na Rota do Sol leva prefeitura à procura de alternativas em Caxias do Sul

Equipes do Samae trabalhavam no firmamento do solo do barranco nesta manhã (9) | Foto: Andréia Copini/divulgação

O diagnóstico de instabilidade de terreno às margens da Rota do Sol (RSC-453) em Vila Seca, no interior de Caxias do Sul, motiva a prefeitura a tomar ações preventivas para um eventual novo desmoronamento. A preocupação foi evidenciada pelo prefeito Adiló Didomenico nesta quarta-feira (8), após reunião do gabinete de crise.

Segundo ele, equipes de geólogos alertam para o alto risco de deslizamento, como o que aconteceu na quarta-feira passada (1°). Naquele dia, a chuva intensa adiantava que os estragos seriam grandes ao provocar uma queda de barreira e o rompimento de adutora do Sistema Marrecas no local. Os resultados foram um bloqueio da rodovia durante algumas horas e dezenas de bairros sem água por dias.

Como forma de prevenção, Adiló anunciou que encaminhará a reconstrução emergencial da ponte levada pelas águas entre Fazenda Souza e Vila Seca, e garantiu que o Samae já providencia caminhões pipa para abastecer bairros afetados pelo corte no abastecimento.

“Temos ainda um risco muito forte de deslizamento, isso nos comprometeria seriamente o abastecimento de água. Diante disso, o Samae já está providenciando caminhões para transportar água e abastecer os bairros. E, também, nós estamos buscando a reconstrução da ponte que foi destruída na ligação entre Fazenda Souza e Vila Seca para termos uma rota alternativa. Porque se acontece (outro) deslizamento diante das ameaças naquele trecho, teremos a Rota do Sol interrompida seguramente por alguns dias“, expressou o chefe do executivo.

Na manhã desta quinta-feira (9), o Samae trabalhava no firmamento do solo do barranco. Enquanto há intervenções, o trânsito na rodovia é orientado em pare e siga.

Foto: Andréia Copini/divulgação
Foto: Andréia Copini/divulgação
Foto: Andréia Copini/divulgação

A preocupação da administração também é baseada na previsão meteorológica para os próximos dias. A Defesa Civil emitiu alerta de temporais para esta sexta (10) com volumes de água que variam entre 60 e 90 mm, podendo ultrapassar os 120 em algumas áreas. Na mesma pegada, o fim de semana promete ser de precipitações elevadas.

VÍDEO: Rompimento de adutora em Vila Seca causa bloqueio da Rota do Sol

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp