O réu Jair Rodrigo Severo, 29 anos, foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão pela tentativa de homicídio contra Douglas Lopes, 33. A sentença foi proferida nesta segunda-feira (1º), após Júri popular no Fórum de Farroupilha.
As qualificadoras acolhidas foram: motivo torpe, dissimulação e emboscada. Com o resultado, Severo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves, onde cumprirá a pena em regime fechado.
A audiência foi presidida pelo juiz Enzo Carlo di Gesu, tendo como acusação o promotor Dr. Stéfano Lobato Kaltbach, representando o Ministério Público (MPRS). A defesa foi representada pelo Defensor Público, João Teixeira Grossi de Castro Matias.
O crime
Segundo os autos do processo, Severo atentou contra a vida de Douglas Lopes no dia 21 de julho de 2024, por volta das 22h30. Ele teria atraído a vítima até a escadaria do bairro Industrial, no cruzamento das ruas Faustino José Paesi e Arthur Perotoni, para uma emboscada.
Com a chegada de Lopes no local, o acusado aproximou-se da vítima com uma arma de fogo em punho, ameaçando e desferindo coronhadas em sua cabeça, obrigando o mesmo a descer a escadaria com a intenção de executá-lo.
Após percorrerem alguns metros, o acusado se distraiu com o chamado de um possível comparsa (não identificado), momento em que a vítima golpeou Severo, desenvencilhando-se, e fugindo do local. Imediatamente, o acusado efetuou diversos disparos contra a vítima, mas não obteve sucesso em acertá-la.