Foi reaberta na manhã desta sexta-feira (23), a alça de retorno do km 64 da ERS-122, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), entre Caxias do Sul e Farroupilha. A informação foi confirmada pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e constatada pela reportagem do Portal Leouve.
Contudo, a alternativa ainda não teve total adesão dos condutores. Na manhã desta sexta, em 25 minutos, apenas três veículos utilizaram a alça. O retorno pode ser utilizado nos dois sentidos da via, tanto para quem busca retornar em direção ao bairro Forqueta e também para quem precisa voltar para Farroupilha.
A estrutura foi reaberta pelo concessionária, pois o trevo secundário nas imediações, além de causar insegurança aos condutores, gerou conflito jurídico entre a CSG e a Prefeitura de Caxias do Sul, que busca instalar semáforos no local. O pedido foi indeferido pela Justiça, mas o Executivo pretende recorrer.
No dia 16 de agosto, manifestantes simularam o funcionamento de uma sinaleira para mostrar como um equipamento pode facilitar e dar mais segurança no acesso a Forqueta.
O acesso foi reconstituído nos dois sentidos, por determinação do Governo do Rio Grande do Sul. No local foram realizados trabalhos de pavimentação, drenagem e a instalação de dispositivos de segurança.