Rio Grande do Sul - As chuvas torrenciais que castigaram o Rio Grande do Sul entre setembro de 2023 e maio de 2024 impuseram um pesado ônus à infraestrutura do Estado. Rodovias, pontes e hidrovias foram severamente impactadas por enchentes e deslizamentos, comprometendo a logística e afetando diretamente a economia local e a rotina de milhares de gaúchos. O governo estadual estima que a reconstrução total levará pelo menos dois anos.
Impactos nas rodovias
De acordo com o governo estadual, 13,7 mil quilômetros de estradas foram afetados, sendo 5.288 em rodovias federais e 8.434 em vias estaduais. Entre os danos mais graves estão 14 pontes comprometidas. Atualmente, 41 pontos de bloqueio permanecem nas estradas, dos quais nove são interrupções totais em rodovias estaduais. As regiões mais afetadas incluem a Serra Gaúcha, o Vale do Taquari e a Região Central.
Reconstrução de pontes
Ponte sobre o Rio Forqueta (RS-130): Localizada entre Lajeado e Arroio do Meio, a reconstrução iniciada em setembro de 2024 deve ser concluída até março de 2025. A nova estrutura, orçada em R$ 14 milhões, terá 172 metros de extensão, incluindo espaço para pedestres e ciclistas.
Ponte sobre o Rio Taquari (BR-386): Na travessia entre Lajeado e Estrela, as obras de recuperação da ponte estão previstas para concluir até o fim de março, de acordo com a CCR ViaSul. Enquanto isso, o tráfego segue operando com restrições.
Ponte de Santa Bárbara (ERS-431): Conectando São Valentim do Sul a Santa Tereza, a nova estrutura de 320 metros de extensão começará a ser construída após a apresentação do projeto executivo, prevista para fevereiro de 2025. O custo total será de R$ 31,3 milhões.
Ponte Brochado da Rocha (Muçum): Destruída pelas cheias do Rio Taquari, sua reconstrução deve ser concluída em fevereiro de 2025, com investimento de R$ 9,6 milhões financiado pelo Governo Federal.
Plano de recuperação estadual
O governo estadual anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão para recuperar 11 rodovias e seis pontes estaduais. A verba é oriunda do Fundo de Recuperação (Funrigs), estabelecido após a suspensão do pagamento da dívida com a União. Os critérios para priorizar as obras incluíram impacto na mobilidade, economia e saúde, além da intensidade dos danos.
Das seis pontes estaduais contempladas, três já tiveram as ordens de início assinadas, com previsão de conclusão em até 15 meses.
Esforços federais e hidrovias
O governo federal destinou R$ 1,185 bilhão para recuperar estradas e pontes federais, dos quais R$ 187,4 milhões já foram utilizados. Obras importantes, como a nova ponte na BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, já foram concluídas, enquanto outras como a recuperação da BR-470 seguem em andamento.
No setor hidroviário, foram alocados R$ 731 milhões para a reconstrução de canais e portos. Destaque para a dragagem da Lagoa dos Patos e do canal de acesso ao porto de Rio Grande, essenciais para evitar encalhes e garantir a fluidez do transporte aquaviário.