Primeiro Encontro de Coros da Famiglia Trentina di Santo Antão acontece neste sábado em Bento Gonçalves

O evento, aberto ao público, acontecerá a partir das 17h, na Igreja Jesus Bom Pastor, no bairro Cruzeiro

Publicado por
09:42 - 20/10/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Divulgação)

Um evento cultural singular está prestes a encantar os corações dos amantes da música e da tradição italiana em Bento Gonçalves. O Primeiro Encontro de Coros da Famiglia Trentina di Santo Antão, aberto ao público, acontecerá neste sábado (21), a partir das 17h, na Igreja Jesus Bom Pastor, no bairro Cruzeiro.

No encontro, cada coral terá a oportunidade de apresentar duas canções de livre escolha, proporcionando uma experiência musical diversificada que inclui desde músicas brasileiras até canções tradicionais italianas.  A Famiglia Trentina di Santo Antão, organizadora do evento, é uma entidade cultural, que é filiada à Unione delle Famiglie Trentine all’Estero, com sede em Trento, na Itália. O grupo é dedicada à preservação da história da imigração italiana na região da Serra Gaúcha, especialmente em Bento Gonçalves, e no intercâmbio com Trento, na Itália. Atualmente, conta com 19 componente, sendo regido por Dâmaris Agnes Gianni  e tendo como instrumentista Marcos Burlin.

Conforme Ineri Copat, presidente da Famiglia Trentina di Santo Antão, mantenedora do coral Família Trentina, o coral foi fundado em 2005, com o objetivo principal de reconhecer o papel fundamental dos imigrantes italianos na colonização e desenvolvimento de Bento Gonçalves.

“O coral Famiglia Trentina foi fundado em 20 de maio de 2005 e teve como seu primeiro maestro Geraldo Farina. O coral tem como objetivo principal a preservação, a valorização e o reconhecimento ao imigrante italiano, pela importância que teve na colonização e desenvolvimento de Bento Gonçalves. Por isso, o foco principal são as canções italianas tradicionais trazidas pelo imigrante, que alegrava seus momentos de encontros nos filós. Contudo, o repertório é bem mais amplo, incluindo canções gaúchas, popular brasileira e religiosas”, destacou Copat.

Desta forma, o encontro de coros promete alegrar o público, além de preservar e promover a cultura italiana na região, contando com a apresentação de nove coros. Integram a programação, os anfitriões, o Coro da Famiglia Trentina di Santo Antão, coral de Coronel Pilar, Ceperges (núcleo de Bento Gonçalves), Florença de Tuiuti, Grupo Jesus Bom Pastor, Maturidade Ativa, Coral  Tacchini , Trevisani nel Mondo e Vale dos Vinheiros.

Após o concerto, os interessados poderão aproveitar uma complementação de programação no ginásio de esportes do Barracão, com diversas atividades de entretenimento e brincadeiras variadas. Às 20h30, um jantar especial será servido a todos os presentes, encerrando a noite em um ambiente de confraternização e alegria.

 

 

 

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp