ALTA DOS PREÇOS

Gastos com produtos e serviços para volta às aulas aumentam 8,9% em Caxias do Sul, segundo pesquisa

Os consumidores devem investir R$ 284,30, em média, na compra de material escolar

Pesquisa da CDL aponta aumento de gastos na compra de materiais escolares em 2025
Pesquisa da CDL aponta aumento de gastos na compra de materiais escolares em 2025 | Foto: CDL Caxias / Divulgação

A tradicional pesquisa de volta às aulas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias) aponta que familiares de estudantes terão que fazer um investimento maior para a compra do materiais escolares em 2025. Além da inclusão de mais itens nas listas, os preços dos produtos e serviços subiram.

De acordo com o levantamento realizado pela entidade, neste ano, os consumidores devem investir R$ 284,30, em média, na compra de material escolar. O número representa alta de 8,9% em relação a 2024. Itens como uniforme e transporte também devem registrar acréscimo de 3,9% e 5,3%, o que poderá gerar um ticket em torno de R$ 324,35 e R$ 261,32, respectivamente.

Para 57,7% dos entrevistados pela CDL Caxias, o gasto com material escolar será maior, enquanto para 22,2% será igual e 16,2% menor do que no ano passado. Para os que acreditam gastar mais, 43% afirmaram que o motivo se deve em função dos produtos estarem mais caros, 41,3% têm mais itens a serem adquiridos e 10,1% pretendem obter produtores melhores.

Entre os participantes que pretendem gastar menos, 36,7% responderam que têm menos itens na lista, há ainda os que avaliam a necessidade de cortar gastos e uma parte dos consultados que nem cogitam fazer dívidas.

O levantamento ainda destaca, de acordo com o Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, que 70,5% dos entrevistados têm estudantes em escola pública, 23,2% em instituição particular e 6,3% são de cursos superior ou técnico. A maioria dos participantes deve comprar para apenas um estudante, enquanto 20,1% para dois, 6,5% para três e 1,8% dos entrevistados deverá adquirir materiais escolares para quatro ou mais.

Um terço dos entrevistados (31,2%) pretende ir às compras no início de fevereiro, 21,1% nos dias próximos ao início das aulas, 18,7% já está comprando, 16,4% no final de janeiro. O pagamento à vista representa 62,5% das opções, enquanto a prazo 37,5%.