Carros

Nova Saveiro 2024 será apresentada no dia 25 para a guerra com a Montana

Nova Saveiro 2024 - Projeção: Kleber Silva
Nova Saveiro 2024 - Projeção: Kleber Silva

A nova Saveiro 2024 será apresentada em evento marcado para o dia 25, após uma série de flagras nos últimos meses. Embora essa atualização não signifique uma mudança de geração, a picape compacta passará por alterações visuais significativas, mas a estratégia visa manter um preço competitivo em relação ao modelo atual, mantendo a rivalidade com a Fiat Strada.

A produção da nova Saveiro 2024 já teve início na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), sendo ainda em fase de pré-série. Por enquanto, apenas a versão com motor 1.6 e cabine simples manual passou pelo processo, mas a previsão é de que a produção em larga escala de todas as variantes comece efetivamente a partir de setembro.

Nova Saveiro 2024 - Projeção: Kleber Silva
Nova Saveiro 2024 – Projeção: Kleber Silva

A nova Saveiro 2024teve seu para-choque dianteiro redesenhado, com alterações nos faróis. Na parte traseira, espera-se a introdução de novas lanternas, mas a estrutura básica da carroceria permanecerá inalterada para otimizar os custos de fabricação e desenvolvimento. No interior, haverá um novo volante, atualizações pontuais no painel de instrumentos e no sistema de conectividade, bem como melhorias na seleção de materiais.

A motorização segue usando o motor 1.6 16v aspirado em todas as suas variantes. Embora houvesse expectativas de um possível motor 1.0 turbo, essa mudança é complexa e exigiria um investimento substancial por parte da marca. É importante destacar que essa atualização está sendo introduzida para dar novo fôlego à Saveiro até a chegada de uma picape totalmente nova da Volkswagen, baseada na plataforma MQB-A0, que possivelmente assumirá um perfil mais próximo ao da Chevrolet Montana, mas essa transformação só é aguardada para o ano de 2026.

Nova Saveiro 2024
Nova Saveiro 2024

As opções de cabine simples e cabine dupla continuarão a ser oferecidas na nova Saveiro 2024 . O foco da competição da picape permanece na Fiat Strada, especialmente nas versões equipadas com motor 1.3 aspirado. Existe a possibilidade da Saveiro adotar uma transmissão automática de 6 marchas, uma combinação que já foi vista no extinto Gol, embora essa inclusão permaneça incerta até a data de lançamento. Essa seria uma estratégia para rivalizar com a Strada Volcano CVT, que é menos potente.

Assim, a nova Saveiro 2024 passará por uma renovação que visa mantê-la competitiva no mercado por mais alguns anos como uma opção de entrada da marca, especialmente para frotas corporativas. Como resultado, a picape continuará a utilizar a plataforma PQ24 proveniente do descontinuado Gol, passando por atualizações discretas para evitar um aumento significativo de preço, provavelmente se mantendo abaixo da marca de R$ 100.000

Leia também – Peugeot 208 2024 ganha desconto de R$ 12 mil apenas 1 mês após o lançamento