Morreu neste sábado (12) o humorista Ary toledo, aos 87 anos. Ary já vinha com problemas de saúde, chegando a ser internado neste ano, por conta uma pneumonia. O comediante também já utilizava cadeira de rodas. A causa da morte não foi divulgada.
O velório do artista, aberto ao público, acontecerá em São Caetano do Sul, às 14h. Já o sepultamento está marcado para às 19h.
A família confirmou a informação através do perfil oficial do humorista no Instagram:
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta Mestre”, disse a publicação.
Trajetória e carreira de Ary Toledo
Ary Toledo nasceu em Martinópolis (SP). Posteriormente, aos 22 anos, ele se mudou para São Paulo e começou sua carreira como ator no Teatro de Arena.
Cinco anos depois, ele ingressou na comédia e, assim, rapidamente se tornou uma referência. Como cantor satírico, apresentou shows repletos de anedotas e compilou mais de 30 mil piadas, que compartilhou em shows, discos, programas de TV e livros. Corintiano fervoroso, Ary criou e popularizou muitas frases de português atrapalhado atribuídas ao folclórico Vicente Mateus.
Durante o período militar, ele declarou: ‘Quem não tem cão, caça com gato; quem não tem gato, caça com ato,’ referindo-se ao Ato Institucional V. Nesse contexto, a polícia o prendeu imediatamente, mas logo o liberou.
Além disso, as pessoas o reconhecem amplamente por seu acervo de 65 mil piadas, o que solidificou sua notoriedade no humor.