Uma comitiva composta por políticos e representantes de entidades de classe da Serra Gaúcha esteve em Brasília na última semana. Dentre os principais compromissos, uma reunião com o Ministro de Portos e Aeroportos do Governo Federal, Márcio França (PSB), marcou a visita à capital federal. Na atividade, o titular da pasta destacou que caso o projeto agilize pelos próximos quatro meses, a licitação do novo aeroporto da Serra pode sair ainda em 2023.
O senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) recebeu a comitiva serrana. Ele destacou que a concretização do aeroporto carrega consigo o desenvolvimento para o turismo, comércio, indústria e serviços da região. Ainda assim, segundo o parlamentar gaúcho, será de suma importância para facilitar o desembarque daqueles que tem a Serra Gaúcha como destino, uma vez que hoje desembarcam em Porto Alegre, ou no Hugo Cantergiani.
“Esse aeroporto, com maior capacidade que o [Hugo] Cantergiani, vai ter condições de abrigar esse grande movimento do turismo, do comércio, da indústria e dos serviços. Portanto, essa obra já está garantida. Precisamos [agora] da licença da Fepam e também a licença ligada ao projeto”, destacou Heinze.
A proposta do novo aeroporto da Serra Gaúcha prevê que seja construída uma pista de 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento, além do pátio de aeronaves de 26 mil metros quadrados com oito posições.
Em setembro de 2022, a prefeitura de Caxias do Sul apresentou os primeiros estudos contratados junto da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) referentes ao Aeroporto Regional de Vila Oliva. Conforme os relatos da ocasião, o primeiro ano de operação estava previsto para 2026.
Do mesmo modo, para a gestão do novo aeroporto será feita uma parceria público privada (PPP). Em 2022, a prefeitura de Caxias afirmou que uma das alternativas interessantes para o projeto seria que este parceiro assumisse o Hugo Cantergiani e, ao mesmo tempo, custeasse as obras em Vila Oliva.
Sendo assim, existe perspectiva de que já no primeiro ano o Aeroporto Regional de Vila Oliva possa receber cerca de 1,3 milhão de passageiros. Para 2050, último ano das previsões do documento, a estimativa é de que chegar a cerca de 2,5 milhões.