O retorno das aulas na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, localizada na rua Romano Zattera, bairro Desvio Rizzo, preocupou pais e alunos nesta última segunda-feira (21).
O pavilhão principal da escola está com o saguão interditado há quase um ano devido à situação precária do telhado. Como a situação da estrutura não foi resolvida até o início das aulas, a direção foi obrigada a improvisar uma entrada por um acesso que fica ao lado da escola, e passa pelo interior da sala dos professores.
A entrada principal que dá acesso ao saguão e possui 2m de altura, foi trocada por uma entrada lateral, onde em época de pandemia preocupa os pais dos alunos, pois os 940 alunos que frequentam a escola, estão sendo obrigados a se amontoar neste espaço para poderem acessar a parte interna da instituição.
Conforme relatos dos pais, a chuva que caiu em Caxias na tarde da última sexta-feira (18), piorou ainda mais o estado do local. Imagens registradas por integrantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, mostram a escola sendo invadida pela forte chuva.
Ao levarem seus filhos para a escola no retorno às aulas, os pais se depararam com a quantidade de baldes espalhados pelo saguão. Além da entrada da escola, também está interditada parte do refeitório, onde também teve parte da estrutura invadida pela chuva.
Ainda na tarde da última segunda (21), a reportagem do Portal Leouve teve acesso a novas imagens do local, que confirmam os relatos dos pais e alunos.
De acordo com o secretário de obras da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Evandro Boeno, as obras do telhado da escola já estão se encaminhando para iniciar.
“Devido a pandemia, a empresa que foi contratada para iniciar as obras no ano passado desistiu após aumento do valor dos materiais. Fizemos contato com diversas empresas, e conseguimos outra somente nesta última sexta-feira (18). O ofício do processo de contratação da empresa responsável pelas obras foi enviado na tarde de ontem (21), para Porto Alegre, e após a confirmação, os trabalhos já serão iniciados”.
Confira imagens da escola sendo invadida pela água na última sexta-feira (18), e veja também como está a situação do acesso dos alunos ao interior da escola.