SINISTRO

Incêndio destrói salão paroquial de Fazenda Souza, em Caxias do Sul

O fogo começou por uma sala onde estavam mesas e cadeiras. Pároco e moradores só falam em reconstrução

Chamas destruíram praticamente toda a estrutura do salão
Chamas destruíram praticamente toda a estrutura do salão | Foto e imagens: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

A comunidade de Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, foi surpreendida por volta das 23h desta quarta-feira (2), com um incêndio que destruiu a parte interna do salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Conforme testemunhas, o fogo teria começado em uma sala onde ficavam guardadas as mesas e cadeiras utilizadas nos eventos e reuniões. Todo material que estava no local foi queimado. As chamas se alastraram até o teto, destruindo também parte do forro, que era de material plástico em PVC. Grande parte da estrutura do salão comunitário acabou sendo destruída no incêndio.

O pároco da igreja, padre Lídio Roman, diz que o salão está adequado às normas de prevenção contra incêndio. Ele conta com a força da comunidade para reconstruir a estrutura.

“A gente nunca espera essas coisas. Sistema hidráulico e PPCI estava tudo certinho, mas aconteceu. Agora, vamos ver quais são os procedimentos. Momento de conversar com a comunidade, rezar e verificar como é que a gente pode dar os andamentos para reconstruir”, salienta o religioso.

Reconstrução

O sinistro ocorreu a menos de dois meses da festa em honra à padroeira. Morador de Fazenda Souza, há 14 anos, o fabriqueiro Cleri Raimundo Zago, ressalta o sentimento de perda pela destruição do local que serve para a confraternização da comunidade e que deveria ganhar melhorias.

“A gente estava até se programando para fazer uma reforma na igreja, mas infelizmente agora foi quase tudo água abaixo. Vamos tentar reconstruir. Dia 24 de novembro, a gente teria festa da padroeira e não sei se vamos conseguir reconstruir até lá, mas vamos fazer de tudo para ver isso acontecer”.

O incêndio causou espanto no DJ Leonardo Schulz. Ele utilizava o salão para promover festas. Segundo ele, no local onde as chamas começaram não havia elementos que justifiquem o ocorrido.

“É triste demais, onde foi palco de grandes eventos Festa do Agricultor, Túnel do Tempo. Esse salão tem parte da história de Fazenda Souza. Eu também como DJ e vou promover alguns eventos para ajudar a construir. Mas o que me deixa ‘encucado’ é ter pego fogo no local onde não tinha parte elétrica. Não tinha lâmpada e nem tomada, mas acredito que a Polícia vai fazer investigação e, se foi criminoso, a gente vai acabar descobrindo”.

A ocorrência foi atendida por dois caminhões e envolveu sete combatentes do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Caxias do Sul (BBM). As causas do sinistro vão ser investigadas pela Polícia Civil.

Veja como ficou o salão após o sinistro