Grupo RSCOM segue há 41 anos conectando vidas e fazendo história no interior do Rio Grande do Sul

Uma jornada de inovação, informação e impacto social: a empresa segue transformando

Publicado por
08:00 - 13/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Fazem parte do portfólio do Grupo RSCOM, as emissoras Rádio Viva, Jovem Pan Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, Rádio Band FM Serra Gaúcha, Rádio Bento, Rádio Errecim, Rádio Querência, Rádio Talian, Rádio Amizade, Rádio Vinhedos, Bah BBQ, Olá Serra Gaúcha e Portal Leouve - (Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

No dia 13 de abril de 1983 nasceu uma das maiores empresas de comunicação do interior do Rio Grande do Sul: o Grupo RSCOM. Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luis Piccoli, Fernando Antônio Merlin Rachelle e Alfredo Cousandier não imaginavam a proporção que a empresa se tornaria. Há 41 anos o Grupo RSCOM transforma vidas diariamente por meio de suas rádios, sites e redes sociais, inovando e levando qualidade em notícia, entretenimento, esporte e tudo que a comunidade precisa para se manter informado.

No ano de 2023, que marcou as quatro décadas do grupo, o slogan “Tua Vida se Conecta Aqui” foi lançado, firmando o propósito da empresa com a sociedade. Trazendo a trajetória do Grupo RSCOM, o presidente do conselho da empresa, Carlos Domingos Piccoli destacou que não gosta de lembrar do passado, mas sim pensar no futuro, que segundo ele é agora. ““A gente sempre se preocupou em crescer, em fazer não somente um crescimento da empresa, mas sim das cidades em que queríamos vir a conquistar. Nosso intuito sempre foi ter emissoras de rádio para criar um desenvolvimento social da Serra Gaúcha”.

Atualmente, além de Carlos Piccoli, compõem a direção Marcos e Marcelo Piccoli, Daniel Reche e Raquel Marholt. Fazem parte do portfólio do Grupo RSCOM, as emissoras Rádio Viva, Jovem Pan Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, Rádio Band FM Serra Gaúcha, Rádio Bento, Rádio Errecim, Rádio Querência, Rádio Talian, Rádio Amizade, Rádio Vinhedos, Bah BBQ, Olá Serra Gaúcha e Portal Leouve.

Objetivo de aprimorar informação e tecnologia

Há quatro décadas, quando a tecnologia ainda dava seus primeiros passos rumo ao que se tornaria no século XXI, o Grupo RSCOM não hesitou em enfrentar o desafio de suprir uma demanda crucial por informação. Ao longo desses anos, essa jornada de conexão impactou inúmeras vidas, unindo milhões à essência do Grupo RSCOM.

Daniel Reche destacou a visão da empresa em antecipar tendências e moldar o futuro da comunicação, sempre mantendo os valores essenciais que são a marca registrada do RSCOM: colocar as pessoas em primeiro lugar e compreender o impacto social de suas ações.

“O Grupo RSCOM sempre foi visionário, sempre teve um bom olhar com o que aconteceria no futuro e eu acredito que isso ajudou a formar essa empresa de sucesso”, e complementou, “Fazer todo mundo faz. Mas o grande desafio é entregar conteúdo, em todas as plataformas, com qualidade, e com a linguagem adequada para ela”.

Em uma era onde a tecnologia reina soberana e se torna cada vez mais vital, a essência que caracterizou quatro décadas do Grupo RSCOM permanece inabalável: o compromisso com as pessoas.

“Procurar sempre a verdade, mesmo que seja difícil explicá-la sem dar exemplos. Esse é o nosso tema, e onde ela está? Temos que achar”, disse Carlos Domingos Piccoli.

Trechos dos 40 anos da RSCOM

Durante essas quatro décadas, o Grupo RSCOM tem sido um ponto de conexão para inúmeras pessoas. Como diretor-executivo, Daniel Reche, natural de Lagoa Vermelha, tem desfrutado de uma trajetória ímpar na empresa. Com 21 anos de dedicação, ele testemunhou e participou de todos os aspectos do Grupo, desde as bases até sua atual posição de liderança.

“Quando eu olho para trás, muito na figura do senhor Carlos Piccoli e do Fernando Rachelle, eu lembro que tudo aquilo que eles falavam há 21 anos faz muito sentido hoje. O Grupo RSCOM sempre teve esse pensamento para que se fazer rádio era importante tu ter uma boa seleção musical, mas trabalhar muito forte o conteúdo, realizar eventos e estar próximo da comunidade”, relembrou o diretor.

Em sua função gerencial atual na Rádio Amizade de Flores da Cunha, Maristela Dalsolio testemunha a fusão de sua história pessoal com a do Grupo RSCOM. Como esposa do saudoso Antônio Luis Piccoli, ela compartilhou sua paixão pela comunicação.

“Ele sempre foi um apaixonado por este trabalho. A idealização do grupo foi a realização de um sonho para o Antônio. Um jornalista muito apaixonado pela sua profissão, uma pessoa que estava em constante contato com a comunidade, que sempre carregou o Grupo RSCOM com ele. A vida dele era isso”.

Débora Rachelle também testemunhou o vínculo profundo entre seu falecido marido, Fernando Rachelle, e o Grupo RSCOM. Ela recorda como Fernando, Antônio Piccoli e Carlos Domingos se conheceram e deram início a essa jornada empreendedora.

“Os três [Fernando, Antônio e Carlos] se complementavam, por isso que a sociedade deu tão certo enquanto tinham os três. O Antônio, além de sócio, foi o melhor amigo do Fernando e eu diria que foi o irmão que ele não teve, tenho uma gratidão enorme por ele”.

Para esses indivíduos, o Grupo RSCOM não é apenas uma empresa, mas uma extensão de suas vidas, uma expressão de suas paixões e sonhos compartilhados.

Confira a matéria especial dos 40 anos

Grupo RSCOM: há 40 anos tua vida se conecta aqui

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp