Comportamento

Grupo RSCOM: há 40 anos tua vida se conecta aqui

Maior grupo multimídia do interior do Rio Grande do Sul comemora quatro décadas de contribuição social

Fundadores do Grupo RSCOM
Fundadores do Grupo RSCOM

Com o slogan “Tua Vida se Conecta Aqui”, o Grupo RSCOM dá início às comemorações dos seus 40 anos de história, uma forma de marcar as quatro décadas de contribuição social do maior grupo multimídia do interior do Rio Grande do Sul. Num momento em que não se imaginava os rumos que a comunicação e a tecnologia tomariam, em 13 de abril de 1983, Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luis Piccoli, Fernando Antônio Merlin Rachelle e Alfredo Cousandier trilharam os primeiros passos da empresa.

Atualmente no cargo de presidente do conselho da empresa, Carlos Domingos Piccoli brincou que não gosta de lembrar do passado, mas sim pensar no futuro, que segundo ele é agora. Aproveitou para destacar que a empresa é formada por pessoas, e que sem elas, sejam os funcionários ou ouvintes e fãs, nada seria possível.

“A gente sempre se preocupou em crescer, em fazer não somente um crescimento da empresa, mas sim das cidades em que queríamos vir a conquistar. Nosso intuito sempre foi ter emissoras de rádio para criar um desenvolvimento social da Serra Gaúcha”.

A empresa se difundiu para outras regiões, como Montenegro, na região Metropolitana de Porto Alegre, importante polo da imigração italiana no Sul do Brasil. “Nosso trabalho sempre foi o desenvolvimento. Crescer junto com os outros e os outros com a gente, com pessoas, e sempre pensando em inovação”.

Mesmo com as inúmeras pesquisas comprovando o amor do público pelas emissoras da casa, Piccoli afirmou que não consegue dimensionar o que se tornou o Grupo RSCOM. “Eu tenho sim o objetivo de melhorar a nossa informação, o nosso conteúdo, a nossa tecnologia. Temos que estar sempre presentes”.

Com sedes nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Montenegro e Porto Alegre, o Grupo RSCOM se orgulha das pessoas que fazem parte do seu dia a dia, uma empresa que busca por meio da comunicação auxiliar no desenvolvimento social das comunidades em que está inserida.

Atualmente, além de Carlos Piccoli, compõem a direção Marcos e Marcelo Piccoli, Daniel Reche e Raquel Marholt. Fazem parte do portfólio do Grupo RSCOM, as emissoras Rádio Viva, Jovem Pan Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, Rádio Serrana, Rádio Bento, Rádio Errecim, Rádio Querência, Rádio Talian, Rádio Amizade, Rádio Vinhedos, Bah BBQ, Olá Serra Gaúcha e Portal Leouve.

Histórias que se cruzam e uma vida de RSCOM

Nessas quatro décadas de existência, milhares de pessoas passaram e tiveram suas vidas ligadas ao Grupo RSCOM. Ocupando o cargo de diretor executivo, o lagoense Daniel Reche possui uma das histórias mais completas dentro da empresa. Há 21 anos na casa, ele passou por todos os setores, até hoje estar na liderança das equipes.

“Quando eu olho para trás, muito na figura do senhor Carlos Piccoli e do Fernando Rachelle, eu lembro que tudo aquilo que eles falavam há 21 anos faz muito sentido hoje. O Grupo RSCOM sempre teve esse pensamento para que se fazer rádio era importante tu ter uma boa seleção musical, mas trabalhar muito forte o conteúdo, realizar eventos e estar próximo da comunidade”, relembrou o diretor.

Agora em um cargo de gestão dentro da empresa, ele relembra com carinho toda a sua história de duas décadas dentro do grupo. Além, claro, de comentar sobre os desafios em estar no comando.

“Na comunicação tu precisa ter todos os olhares. Tem a experiência de quem está há muito tempo, mas tem também a aquela vontade de quem está começando. Os mais jovens são muito mais conectados e ligados nas tecnologias, então a gente precisa ter essa mescla. Eu acredito que isso faz toda a diferença, ter uma equipe com todas essas características”

Atualmente respondendo como gerente da Rádio Amizade de Flores da Cunha, uma das emissoras do Grupo RSCOM, Maristela Dalsolio viu sua história se cruzar com a da empresa. Esposa de Antônio Luis Piccoli, ela viu no olhar do marido (que faleceu em 2021), o amor pela comunicação.

“Ele sempre foi um apaixonado por este trabalho. A idealização do grupo foi a realização de um sonho para o Antônio. Um jornalista muito apaixonado pela sua profissão, uma pessoa que estava em constante contato com a comunidade, que sempre carregou o Grupo RSCOM com ele. A vida dele era isso”.

Ela relembrou ainda da época em que conheceu Antônio e de seu ingresso na empresa. Maristela teve uma história na Rádio Viva em Farroupilha e Flores da Cunha, além claro de também passar pela emissora Conegliano, na Itália.

“Eu sinto imensamente que o Antônio não esteja aqui para ver o que é o Grupo. Ele sempre foi uma pessoa de visão além do seu tempo, ele já previa isso. Eu percebia que ele tinha um pé no futuro, ele teria, e tem onde está, um orgulho muito grande. Acho que ele estaria muito satisfeito”.

Quem também viu da paixão do marido nascer uma ligação com o Grupo RSCOM foi Débora Rachelle, que era casada com Fernando Rachelle (falecido em 2006). Ela comentou que companheiro conheceu Antônio Piccoli em Porto Alegre. Quando terminaram a faculdade e foram a Bento Gonçalves, começaram a trabalhar juntos e depois surgiu a oportunidade de serem sócios e constituírem o Grupo RSCOM ao lado de Carlos Domingos e Alfredo Cousandier.

“Os três [Fernando, Antônio e Carlos] se complementavam, por isso que a sociedade deu tão certo enquanto tinham os três. O Antônio, além de sócio, foi o melhor amigo do Fernando e eu diria que foi o irmão que ele não teve, tenho uma gratidão enorme por ele”.

Ao lado do filho Eduardo, Débora ainda disse que Fernando sempre amou o rádio e que o jornalismo corria em suas veias. E ela finalizou dizendo que a Rádio Viva foi o grande projeto de sua vida, além do sonho de ter uma rádio na Itália, materializada na Conegliano. “Desde sempre eu dividi o Fernando com a RSCOM, que eram uma das paixões dele”, finalizou.

O futuro é agora

Se há 40 anos a tecnologia não era nem de longe o canhão que se tornou no século XXI, coragem não faltou para desbravar um mercado que necessitava, e segue precisando, de informação. Tudo isso marcou essas quatro décadas de conexão em que milhões de vidas se conectaram e se conectam com o Grupo RSCOM.

Até por isso, Daniel Reche comentou que a empresa segue com os olhos atentos para o que será tendência e movimentará a comunicação nos próximos anos, sempre com o jeito do RSCOM de ser, pensando nas pessoas e de que forma impactará na sociedade.

“O Grupo RSCOM sempre foi visionário, sempre teve um bom olhar com o que aconteceria no futuro e eu acredito que isso ajudou a formar essa empresa de sucesso”, e complementou, “Fazer todo mundo faz. Mas o grande desafio é entregar conteúdo, em todas as plataformas, com qualidade, e com a linguagem adequada para ela”.

Em uma época em que a tecnologia se sobressai e se mostra cada vez mais importante, para os próximos anos há a necessidade de seguir com a marca que caracterizou os 40 anos de Grupo RSCOM: o compromisso com as pessoas.

“Procurar sempre a verdade, mesmo que seja difícil explicá-la sem dar exemplos. Esse é o nosso tema, e onde ela está? Temos que achar”, disse Carlos Domingos Piccoli.

Grupo RSCOM: há 40 anos tua vida se conecta aqui

Confira abaixo as entrevistas completas.

Carlos Domingos Piccoli

Daniel Reche

Maristela Dalsolio

Débora Rachelle e Eduardo Rachelle