Florenses foram selecionados para fase da Olimpíada Internacional de Astronomia

Os estudantes da Escola Municipal Tiradentes, Affonso Barizon Muterle e Diogo Berte Bittencourt, participarão da etapa internacional, em 2024

Publicado por
09:06 - 12/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Florenses foram selecionados para fase da Olimpíada Internacional de Astronomia

Crédito: Divulgação Prefeitura

Os estudantes  Affonso Muterle e Diogo Bittencourt realizaram a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no mês de maio deste ano. Os estudantes florenses foram selecionados para fase da Olimpíada Internacional de Astronomia. Eles estudam na Escola Municipal Tiradentes. A professora Cristina Haack orientou e os estudantes e eles participarão da etapa internacional, em 2024. As provas ocorrerão nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano e a etapa final está prevista para março de 2024.

Affonso e Diogo irão compor as equipes da XVII IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) e da XVI OLAA (Olimpiada Latinoamericana de Astronomia y Astronáutica). Ao todo, mais de 680 mil estudantes brasileiros participaram das Olimpíadas, sendo que é a primeira vez que estudantes florenses foram selecionados e participarão do evento.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado nas escolas do país, desde 1998. A Sociedade Astronômica Brasileira organiza o evento. A Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA) é uma prova de conhecimento anual, sobre astronomia geral para alunos do Ensino Médio. É uma das Olimpíadas Internacionais de Ciências.

O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Astronomia desde 1998, com a fundação da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sua primeira medalha de prata foi em 1999 e a primeira de ouro, em 2005.

***

Leia mais notícias sobre Educação

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp