Em 2024, o Dia dos Pais ocorre no Rio Grande do Sul em um momento importante da retomada da atividade no Estado, após as enchentes de maio. Essa será a primeira data comemorativa em que há uma aparente normalidade no cenário. A data deve apresentar um resultado melhor para o varejo, do que no mesmo período do ano passado.
Além da injeção de recursos para as famílias que foram atingidas diretamente, outras iniciativas alcançaram um público significativamente maior, como o saque emergencial do FGTS. Esses aportes significativos de valores, como os que têm sido feitos diretamente às famílias, devem repercutir nas vendas do varejo. Isso, associado a uma série de novas necessidades que surgiram a partir das enchentes, criam condições para um Dia dos Pais com maiores vendas do que em 2023.
Além disso, há outras variáveis que contribuem para essa expectativa. Temos no mercado gaúcho cerca de 38 mil pessoas a mais no mercado de trabalho formal, o que também representa um input de renda significativo. A taxa de juros está mais baixa, favorecendo a tomada de crédito na comparação com o ano anterior, e o percentual de famílias endividadas de junho, 89,2%, último dado disponível, é mais baixo do que no mesmo período do ano anterior, 93,9%.
Apesar de ficar atrás de datas comemorativas de grande relevância para o varejo – notadamente o Natal e o Dia das Mães – a busca por presentes para o Dia dos Pais representa um movimento importante, especialmente, para varejos especializados. Vestuário e calçados, perfumaria e cuidados pessoais, itens esportivos, ferramentas e presentes do grupo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além de alimentos e bebidas.
Entre os itens presenteáveis disponíveis no IPCA e mensurados na Região Metropolitana de Porto Alegre, apontam para altas de 1,18% no preço dos vinhos, 0,66% nos preços das calças compridas masculinas, 1,20% nos agasalhos masculinos, 0,98% no preço das camisas/camisetas masculinas, 1,27% no preço de sandálias/chinelos e queda de 4,11% no preço dos relógios de pulso — produtos com alta inferior à alta média de preços de 3,71% na região metropolitana de Porto Alegre. Por outro lado, bermudas e shorts masculinos (5,32%), sapatos masculinos (5,50%), tênis (4,77%) e perfumes (4,84%), ficaram relativamente mais caros do que a média dos preços.
Dicas para os lojistas:
- Desperte o interesse do consumidor, seja na loja física quanto na internet. Elabore vitrines e posts lembrando a todos que a data se aproxima.
- Apresente as opções que sua loja oferece para a data.
- Prepare opções de acordo com seu público-alvo, com sugestões de presentes e kits para todos os orçamentos.
- Elabore ações de venda focadas na data.
- Se seus preços são competitivos, anuncie, pois podem ser diferenciais importantes.
- Prepare sua equipe de vendas para encantar com o atendimento e aumentar as suas vendas.