Nesta semana, a Prefeitura de Garibaldi efetivou o fechamento de um trecho da Rua Aurélio Bitencourt, no bairro Juventude. A mudança ocasionou uma polêmica entre moradores da localidade, que reivindicam a reabertura do acesso para suas casas.
Leia também:
Abertura de empresas cresce 14,5% no primeiro semestre em Garibaldi
De acordo com moradores, parte da rua foi fechada após obras serem feitas para a formatação de um novo loteamento residencial no bairro. Anteriormente, em uma determinada altura, a Rua Aurélio Bitencourt dava acesso a, pelo menos, 15 residências. Com o fechamento de parte da via, agora, os moradores necessitam fazer uma volta de aproximadamente um quilômetro para ter acesso a suas casas. Ainda, segundo relatos, as péssimas condições de alguns trechos também ocasionam dificuldades aos moradores. Inclusive, danos em veículos já foram observados.
Por outro lado, a antiga rua utilizava parte da propriedade privada de um dos moradores do local. Com a mudança, esse espaço da antiga rua foi entregue novamente ao seu proprietário.
Com a mudança efetivada nesta última semana, a rua não foi mais frequentada por prestadores de serviços. Segundo a denúncia, o recolhimento de lixo foi suspenso e os serviços de correios não encontram com facilidade as residências. Em uma oportunidade, uma ambulância de resgate teve dificuldades de acessar a casa de um idoso que passou mal e precisou de atendimentos médicos.
O assunto virou tema polêmico entre os vizinhos. Nesta semana, alguns moradores efetivaram um abaixo-assinado, solicitando a reabertura da antiga via. O apelo também foi feito junto a Administração Municipal. Alguns moradores são contrários a reabertura da via, com isso o assunto não foi resolvido. A reinvindicação está sendo discutida judicialmente.
Buscada pela reportagem do Portal Leouve, a Prefeitura de Garibaldi se manifestou da seguinte forma:
“A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando a pavimentação asfáltica da Rua Aurélio Bitencourt. No entanto, o traçado da rua foi determinado previamente pela Lei Municipal nº 5.095, de 24 de julho de 2018, em administração anterior, cabendo a atual administração, seguir o que foi anteriormente definido.
O problema está ocorrendo no entroncamento com um acesso particular que era utilizado por proprietários de imóveis locais, não cabendo ao Município o poder de decisão sobre o caso, por ser questão privada. A Administração Municipal já está prestando todos esclarecimentos necessários para a Promotoria.”
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Local