A situação do Túnel São João parece que não terá um ponto final tão cedo. Nesta terça-feira (11), foi confirmado que o “Consórcio Túnel Bento Gonçalves entre as empresas ENGEDAL e Continental” solicitou uma extensão de prazo em um período de 90 dias. Ou seja, o projeto deveria ser inaugurado no próximo dia 13 de maio e, agora, com mais este acréscimo de três meses, a nova data ficará para 11 de agosto.
Junto da informação deste quinto prazo para entrega do Túnel São João, a prefeitura informou que não haverá nenhum aditivo de recursos. Atualmente a obra já tem um custo de R$13,6 milhões. Esse montante representa uma elevação de 42% sobre o preço original (R$9,5 milhões).
Conforme repassado pela assessoria de imprensa da prefeitura, a diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer afirmou que a obra está na fase final, entretanto, teve interferência conforme as condições climáticas e intempéries, bem como outros fatores. “A grandiosidade dessa obra também acarreta problemas em sua execução, os dias de chuva, por exemplo, não só atrasam a obra, como podem atrapalhar o que já foi realizado. Estamos fiscalizando e acompanhando cada etapa, esperamos em breve ver essa obra pronta”, destaca.
Reclamações
A obra do túnel é cercada de polêmicas. Desde o já citados atrasos e alterações nos prazos. Até a já visível deformação da pista que fora liberada para os motorista no mês de outubro de 2021. Um ponto que ouvintes das rádios do Grupo RSCOM relatam é a baixa quantidade de funcionários trabalhando no local.
Os moradores dos bairros São Roque e São João enfrentam problemas para transitarem entre um bairro e outro. Em virtude das obras, os condutores fazem grandes trajetos para conseguirem adentrar no outro lado da Bento Gonçalves. Na altura do túnel, a falta de sinalização também acaba criando situações perigosas com veículos atravessando ou fazendo manobras em locais impróprios.
Leia mais!
42% mais caro, Túnel do São João, em Bento Gonçalves deve ficar pronto apenas em maio
Atrasada, obra do túnel São João em Bento Gonçalves causa confusão e desconfiança