Cooperativa Vinícola Garibaldi participa de debate sobre boas práticas agrícolas na Expointer

A mesa-redonda promovida pelo governo do Estado acontecerá nesta quinta-feira (31)

Publicado por
14:22 - 29/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Cassius Fanti)

Os esforços da Cooperativa Vinícola Garibaldi para promover uma produção sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental serão pauta na Expointer, em Esteio. Nesta quinta-feira (31), a Garibaldi integrará uma mesa-redonda promovida pelo governo do Estado para falar sobre a “Importância da evolução do PAS Uva para LocalG.A.P no setor vitivinícola”. O encontro está marcado para as 15h, no auditório do estande do governo do Rio Grande do Sul, e reunirá o gerente da Assistência Técnica da Cooperativa, Evandro Bosa, e terá a participação, também, de dois produtores associados: Mateus Foppa e Pedro Castoldi.

Em maio, cerca de 80 agricultores cooperados passaram por um treinamento do Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva) – ferramenta preventiva aos riscos de contaminação dos alimentos. Cerca de 90% da produção de uvas dos associados a Cooperativa Vinícola Garibaldi já passaram pela implementação das boas práticas agrícolas, considerando edições anteriormente realizadas dessa qualificação. Além de receberem certificados de realização do treinamento em boas práticas agrícolas, ganharam declarações de implantação do programa, que agora atende aos requisitos LOCALG.A.P. – regulamento técnico da GLOBALG.A.P., organização que estabelece padrões para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo.

Os agricultores passam por um treinamento que inclui, entre outras instruções, como reduzir os riscos de contaminação biológica, física e química das plantações e implantar a rastreabilidade. O programa também envolve as vinícolas, que recebem orientações para aplicar medidas que garantam qualidade sanitária, além da conformidade com regulamentos técnicos para a comercialização dos produtos.

A partir da equiparação do PAS Uva ao LocalG.A.P., a Cooperativa vai aprimorar as boas práticas já existentes, além de impulsionar a obtenção de certificados internacionais. Com isso, também, avança para a conquista de uma agricultura cada vez mais segura e sustentável, cumprindo requisitos para atender às demandas da sociedade e para acessar mercados mais exigentes.

A participação da cooperativa é um dos atrativos da mesa-redonda “Inovação do Programa Setorial de Boas Práticas Agrícolas na Uva de Processamento para Atender Requisitos LocalG.A.P. do GLOBALG.A.P.”. O evento ainda terá painéis sobre o que é o LocalG.A.P e sobre o projeto de continuidade PAS UVA – LocalG.A.P. A mediação será de Fabíola Boscaini, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria Estadual.

Saiba mais 
Expointer: descubra o que há de diferente no Pavilhão da Agricultura Familiar

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp