Confira os serviços disponíveis no feriado de Corpus Christi na Serra Gaúcha

Lista abrange serviços de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi

Publicado por
09:47 - 07/06/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Internet/Reprodução)

O feriado de Corpus Christi ocorre na próxima quinta-feira (08), e com isso, algumas cidades da Serra Gaúcha se preparam para a divulgação de seus serviços essenciais que estarão ou não disponíveis, principalmente os serviços públicos. Confira a lista completa conforme a cidade abaixo:

Bento Gonçalves

A Prefeitura de Bento Gonçalves não terá expediente na quinta-feira (08), feriado de Corpus Christi estabelecido pela Lei Municipal nº 4149/2007, e sexta-feira (09), ponto facultativo já compensado pelas secretarias Municipais.

Permanecem somente os serviços essenciais como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Pronto Atendimento (PA) Zona Norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Coleta de resíduos: na quinta-feira será realizada somente a coleta do resíduo orgânico conforme cronograma.

Na sexta-feira a coleta será executada normalmente.

 

Caxias do Sul

Ponto de Safra, Feira do Agricultor e Feira Ecológica: funcionamento normal confira horários em: https://caxias.rs.gov.br/servicos/agricultura

Codeca: Fecha na quinta-feira e funciona normalmente na sexta-feira. Coleta, capina e varrição ocorrem também no sábado, bem como o programa Troca Solidária, conforme o cronograma.

Samae: plantão pelo telefone 115;

Trânsito: plantão de trânsito no 118 e plantão do setor de Semáforos pelo (54) 3290.3940;

Alô Caxias: não haverá atendimento por telefone no feriado. Solicitações de serviço devem ser feitas por meio do site sac.caxias.rs.gov.br, no link Alô Caxias;

Meio Ambiente: fiscalização terá plantões no feriado pelo telefone (54) 9 9929-4992, das 8h às 17h;

FAS: atendimento de plantão pelo telefone (54) 9 8404-9921;

Obras: plantão para atendimento de demandas de saneamento e iluminação pública pelo telefone (54) 9 8434-6870;

Guarda Municipal: plantão no 153;

Centros de Atendimento ao Turista (CATS): horário normal no feriado – na Praça das 12h às 18h e no Aeroporto das 8h às 13h;

Saúde: expediente normal nos serviços considerados essenciais, como Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA Central e Zona Norte), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Central de Exames (regime de plantão para urgências e emergências), Central de Regulação de Leitos, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento Adulto e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Reviver;

Hemocs: fechado, atendendo apenas os hospitais, em regime de plantão;

Sala do Empreendedor: fechada no feriado;

Procon: fechado no feirado, atendimento pelo site www.proconcaxias.com.br;

Farmácia do Ipam: atendimento no feriado das 6h30 às 22h30.

Farroupilha

A Prefeitura de Farroupilha, comunica que não haverá atendimento no Centro Administrativo (Prefeitura e Anexos II e III), na próxima quinta-feira, 08 de junho, e na sexta-feira, 09 de junho, em decorrência do feriado de Corpus Christi.

O ponto facultativo está de acordo com o Decreto Municipal nº 7.282, de 02 de fevereiro de 2023, que pode ser acessado no Diário Oficial, através do site do município. Os serviços voltam a ser prestados normalmente na segunda-feira, 12 de junho.

Todas as unidades gerenciadas pela Associação Farroupilhense Pró-Saúde, incluindo postos, estarão fechados na quinta-feira, 08 de junho, e retornam com os atendimentos na sexta-feira, 09 de junho, em seu horário normal, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Para marcação de consultas, ligue 0800.440.7999 ou 3056-7999 das 8h às 14h.

Da mesma forma, a Farmácia de Todos retornará na sexta-feira, das 8h às 16:50h.

No feriado, os atendimentos no ambulatório seguem das 7:30h às 19:30h. Após este horário, estes atendimentos são realizados no Hospital Beneficente São Carlos.

O Albergue Municipal funcionará normalmente, das 19h às 7h, na quinta e sexta-feira.

A coleta de lixo em Farroupilha acontecerá em seus horários habituais.

 

Flores da Cunha

Em razão do feriado de Corpus Christi, a Prefeitura de Flores da Cunha estará fechada nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9.

O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi funcionará em regime de plantão das 7h às 19h, atendendo apenas casos de urgências. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas nos dois dias.

Centro Administrativo
Dia 8 (feriado): fechado;
Dia 9 (ponto facultativo): fechado.

Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi
Dias 8 e 9: atendimento em regime de plantão, das 7h às 19h;
Sala de Vacinas: fechada nos dois dias;
Farmácia do Centro de Saúde: fechada nos dois dias;
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): fechadas nos dois dias.

Transporte Coletivo Urbano
Dia 8: não haverá transporte;
Dia 9: linhas normais.

Coleta de lixo
Dia 8: não haverá coleta;
Dia 9: rotas normais.

 

Garibaldi

A Administração Municipal decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, dia (9), data posterior ao feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira. Sendo assim, as repartições públicas não terão expediente em ambos os dias.

Em concordância com o Decreto nº 4.736/2023, que determina ponto facultativo em todas as repartições e estabelecimentos públicos municipais, exceto nos serviços considerados essenciais, as horas já vem sendo compensadas pelos servidores públicos.

Atendimentos em saúde:

As Unidades Básicas de Saúde de Garibaldi e a Farmácia Municipal também estarão fechadas na quinta-feira (8) e sexta-feira (9), mas o Pronto Atendimento Médico (PAM), com atendimento 24h, estará atendendo normalmente.

O telefone do PAM é (54) 3462-8142 e a sede está localizada na Av. Perimetral, nº 3, bairro Glória, Garibaldi.

Educação:

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) também não terão atendimento nas datas em questão.

Coleta de Resíduos:

Não haverá alteração na coleta de lixo. O cronograma está disponível em: https://www.garibaldi.rs.gov.br/pagina/coleta-de-residuos

Alterações no trânsito:

Em virtude da celebração do Dia de Corpus Christi, que contará com uma programação que inclui os tradicionais tapetes coloridos de serragem, missa e procissão, o trânsito sofrerá algumas alterações.

Na quarta-feira (7), as vias Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Dr. Carlos Barbosa, estarão fechadas a partir das 19h para a demarcação das ruas e na quinta-feira (8) para a confecção dos tapetes e Procissão de Corpus Christi.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp