O debate entre os candidatos Antônio Cettolin (MDB), da coligação Estamos Juntos Garibaldi, e Sérgio Chesini (PP), que concorre à reeleição pela coligação Juntos por uma Garibaldi Ainda Mais Feliz, foi realizado na sede do Apeme Colab Centro de Inovação, junto à Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi, na noite desta terça-feira (10). Foi o segundo de uma série de debates promovidos pelo Grupo RSCOM em cinco municípios da Serra Gaúcha.
O embate entre os dois candidatos foi transmitido ao vivo nas redes sociais do Portal Leouve e na Band Serra Gaúcha 106.1 FM. Foram três blocos de questionamentos e duelos diretos entre os candidatos. O mediador foi o comunicador da Rádio Viva FM, Fabiano Pereira.
Bloco 1
No primeiro segmento, os candidatos fizeram uma apresentação pessoal e iniciaram respondendo perguntas da população, previamente gravadas em vídeo. Por meio de sorteio ao vivo, Sérgio Chesini abriu o debate respondendo sobre as propostas para habitação e, logo após sobre educação. Já Antônio Cettolin foi sorteado com uma pergunta sobre infraestrutura e também falou sobre a área da saúde.
Na segunda rodada do bloco, entre os temas perguntados pelo Departamento de Jornalismo do Grupo RSCOM, o candidato do PP foi questionado sobre desenvolvimento econômico e turismo e eventos. Já o candidato do MDB abordou o tema agricultura e transporte.
Bloco 2
No segundo bloco, os candidatos debateram entre si sobre temas sorteados pela produção, seguindo em ordem alternada, em um total de três rodadas. O candidato Sérgio Chesini abriu a rodada perguntando ao candidato Antônio Cettolin sobre as propostas de educação referentes às vagas em creches. Em seguida, Antônio Cettolin questionou Sérgio Chesini sobre as filas para consultas médicas, exames e cirurgias eletivas na saúde.
Na segunda rodada, Chesini perguntou a Cettolin sobre obras, questionando sobre a qualidade do asfalto realizado em sua antiga gestão. Na sequência, o candidato do MDB perguntou ao candidato do PP a respeito do orçamento do município, questionando sobre a diminuição na capacidade de investimentos.
A terceira e última rodada abriu o questionamento de Chesini para Cettolin sobre obras e trânsito, referindo-se ao projeto apresentado pelo candidato do MDB referente à construção de um viaduto que ligaria a rua Dante Grossi e a rua Alencar Araripe. Encerrando a rodada, Cettolin pediu a Chesini sobre a cultura e valorização dos artistas locais.
No último bloco os candidatos encerraram o debate respondendo à pergunta final da produção: Por que o senhor se considera a melhor opção para ser o prefeito de Garibaldi pelos próximos quatro anos?
Confira aqui o debate entre Antônio Cettolin e Sérgio Chesini
O que disseram os candidatos após o encontro:
Antônio Cettolin: “Uma avaliação extremamente positiva porque nós colocamos aqui o que é verdadeiro. Se fomos prefeito por 16 anos é porque fizemos um excelente trabalho. A comunidade garibaldense nos deu essa procuração e nós trabalhamos para isso e vamos fazer muito mais se assim chegarmos mais uma vez. A comunidade pediu para a gente voltar e estamos aqui com propostas muito verdadeiras, que só engrandecem o nosso município. Nosso projeto básico é o ser humano, é trabalhar muito as pessoas e dessa forma que vamos continuar trabalhando, levando a nossa proposta, simplicidade, humildade, sem perseguir ninguém, sem brigar com ninguém. Queremos de fato é construir, mais uma vez, uma Garibaldi com sentimento de orgulho de viver aqui”
Sérgio Chesini: “Uma avaliação muito boa, muito positiva, troca de ideias, apresentação de planos, de propostas e das obras que nós fizemos em apenas dois anos e três meses e enfrentando uma grande enchente catastrófica. Por isso, estamos pedindo a nossa comunidade que nos dê quatro anos, um mandato inteiro para que possamos concluir as propostas que apresentamos aqui hoje e o trabalho que nós temos feito durante esses dois anos e três meses. Também convido a comunidade para caminhar junto para que juntos vamos construir uma Garibaldi cada vez mais feliz, mais bonita, e uma sociedade cada vez mais justa com melhor qualidade de vida. Investimos muito na saúde, muito na educação, precisamos investir na habitação e precisamos sim construir uma Garibaldi diferente. Estamos em uma mudança muito grande e essa mudança recém começou.”
Próximos debates
Até o dia 3 de outubro, prazo final definido pela Lei Eleitoral, o Grupo RSCOM vai realizar mais três debates. O próximo encontro de candidatos aos Executivos municipais ocorre no dia 25 de setembro, em Bento Gonçalves.
Na sequência, ocorrem debates em Farroupilha (30) e a agenda se encerra com o debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, no dia 02 de outubro.