Durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, na manhã desta quinta-feira (05/10), na Câmara de Vereadores, o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, anunciou 15 novos servidores para a cidade. Conforme o comandante, a nova sede do quartel localizado na Zona Norte será em um espaço alugado em fase final de contratação.
Ele revela, ainda, que o será utilizado enquanto o prédio onde funcionava o quartel da zona norte passa por reforma. “Vamos agregar o quartel da zona norte. É um avanço. As comunidades da zona norte não estão desassistidas, mas, se eu tenho um posto avançado mais próximo, o primeiro atendimento é mais célere e o tempo-resposta se torna menor”, afirmou. Com isso, segundo ele, o trabalho dos bombeiros se tornará mais eficiente.
A informação foi comemorada pelo vereador Zé Dambrós/PSB, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte. “Ficamos felizes em saber desse resultado positivo. A cidade merece e esta construção a muitas mãos é importante”, avaliou.
Também integram a comissão as vereadoras Estela Balardin da Silva/PT e Marisol Santos/PSDB e os vereadores Lucas Caregnato/PT, Gilfredo de Camillis/PSB, Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Velocino Uez/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Alexandre Prestes Bortoluz/PP e Olmir Cadore/PSDB.
Os trabalhos desta manhã contaram, ainda, com a participação da presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT e outros parlamentares da Casa.
Governo do Estado vai alugar pavilhão para o funcionamento dos Bombeiros na Zona Norte
No dia 25 de setembro, durante a 25ª edição do concurso de melhores vinhos, sucos de uva e espumantes de Caxias do Sul, o governador gaúcho Ranolfo Vieira Júnior anunciou duas novidades para o município. Segundo Vieira, toda vez que o prefeito Adiló Didomenico ia ao gabinete dele na capital gaúcha cobrava uma posição sobre o quartel do Corpo de Bombeiros na Zona Norte de Caxias do Sul. Contudo, o espaço físico não foi possível restaurá-lo. Portanto, a alternativa escolhida pelo poder executivo gaúcho foi alugar um pavilhão, no bairro Pioneiro.
O governador acredita que ainda dentro de 2022 será recolocado em funcionamento o quartel. Nesta fase está sendo finalizada a documentação para a locação, inicio de outubro a expectativa é que Ranolfo já assine o contrato e depois será finalizada a instalação dos equipamentos necessários.
Ainda, durante o evento em Caxias do Sul, o governador gaúcho assinou um termo de cooperação cedendo o terreno da antiga Fepagro, localizado em Fazenda Souza, para o município. Neste local, segundo Ranolfo Vieira Júnior, será possível retomar o evento Horti Serra.