Caxias do Sul

Ação de moradores cobra projeto da prefeitura para agilizar volta do Quartel da Zona Norte de Caxias

Ação ocorrerá na manhã deste sábado (7), a partir das 9h, em frente ao quartel

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Ocorre na manhã deste sábado (7), a partir das 9h, uma ação de limpeza em frente ao Quartel dos Bombeiros da Zona Norte, movimento este que será comandado por três vereadores da cidade, bem como presidentes de bairro, diretores de escolas, conselheiros tutelares e comunidade em geral. Além da limpeza, o objetivo é também mostrar ao Poder Público que a sociedade não desistiu de ter o quartel aberto até julho de 2022 como foi combinado com o governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, no final do ano passado.

Zé Dambrós

De acordo com o vereador Zé Dambrós (PSB), a comunidade espera que a prefeitura cumpra com o acordo feito com o Governo do Estado.“Estamos aguardando o projeto e esperando que o Poder Público cumpra aquilo que o governador quer que aconteça e a comunidade está fazendo sua parte. Amanhã (7) nós estaremos lá roçando, limpando e mostrando que é da comunidade. Lá é nosso e não vamos desistir. Têm muitas lideranças já confirmadas. Vem inverno, está chegando uma época ruim de incêndios, de muitos problemas que temos na Zona Norte. Se quem tem o poder da caneta, acha que nós desistimos, eles estão muito enganados, pois nós estaremos mostrando a força da comunidade, a qual quer de volta o que o governador anunciou, em reabrir o quartel até julho de 2022, então ninguém está inventando ‘a roda’. Nós queremos o que é nosso, da comunidade“, disse o parlamentar.

Zé Dambrós também mencionou que tanto a prefeitura de Caxias, como o governo do Estado, precisam se ajudar, pois o poder estadual não consegue realizar os investimentos e utilizar os recursos do Funrebom para equipar e colocar os 15 soldados no quartel, os quais estão prestes a se formar, frisando que o governador não consegue fazer sua parte se o prefeito Adiló não cumprir com o acordo e entregar o projeto, o qual precisa ser apresentado em poucos dias.

Então nós temos o problema do Executivo, onde fazem seis meses (10/11/2022), quando o prefeito Adiló, também esteve junto. O prefeito na mesa falou ao governador – vamos agilizar o projeto – Até porque o projeto já existe, foi construído pela prefeitura em 2011, então seria uma reavaliação daquilo que foi depredado; telhado, hidráulica e etc. Nós estamos aguardando uma reforma do Executivo, da Sepam, da Secretaria do Planejamento, quanto custa a reforma? Até agora nós não sabemos. Então a prefeitura não está fazendo a sua parte, está demorando, já passou seis meses e nós não temos nem como conversar com o governador do Estado, pois ele vai dizer – mas espera aí, quanto vai custar a reforma? – Então precisamos que as forças falem na mesma linguagem. A comunidade quer e precisa dos serviços, pois é necessário e logo adiante teremos muitos problemas, pois sabemos, todos os invernos acontecem e nós queremos de volta o Quartel dos Bombeiros“, ressaltou Dambrós.

Para finalizar, o vereador convidou a comunidade para estar presente no local neste sábado. “Eu fiz uma solicitação para que a Codeca fizesse a limpeza, mas como a secretaria de segurança do município não tem contrato com a Codeca, então um vai passando para o outro, não tem quem faça, então a comunidade irá fazer, até para mostrar que estamos presentes e não desistimos. Nós precisamos do Quartel dos Bombeiros, pois foi uma solicitação do governador. Quem está descumprindo o que o Governador Ranalfo determinou: Quem:?” ressaltou Dambrós.