OBRAS 90% CONCLUÍDAS

Com presença de ministro, ponte da BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis será inaugurada no dia 20 de dezembro

Ato, com início às 10h, marcará a reabertura do trânsito sobre o Rio Caí pela via após sete meses. Renan Filho, da pasta de Transportes, estará na solenidade

Com presença de ministro, ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, será inaugurada no dia 20 de dezembro
Largura total da via é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas, dois acostamentos e duas barreiras | Foto: DNIT / Divulgação

A nova ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, será entregue no dia 20 de dezembro. Uma solenidade, com início às 10h, marcará a reabertura do trânsito sobre o Rio Caí por meio da via após sete meses. O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente no ato. As informações foram confirmadas pelo governo federal à reportagem do Leouve nesta quinta-feira (12).

A conclusão das obras, no km 173, ocorre dois meses antes do prazo contratual, acertado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a construtora Cidade para fevereiro de 2025. O projeto tem investimento de R$ 31 milhões.

A estrutura anterior, de 142 metros de extensão, foi severamente comprometida no dia 12 de maio em decorrência das chuvas extremas e cheia do rio. Desde então, o tráfego de veículos está bloqueado no local. Com duas toneladas de dinamite, a travessia foi implodida em 27 de junho, após 82 anos de história, para dar lugar à reconstrução, que teve ordem de início assinada no dia 4 daquele mês. Entre junho e julho, a autarquia federal também estudou a implantação de uma ponte metálica temporária, com apoio do Exército, mas a iniciativa acabou abandonada.

A pouco mais de uma semana da inauguração, 90% da obra está concluída e não houve acréscimo no valor do empreendimento, de acordo com o DNIT. Nessa reta final, estão sendo realizados o acabamento da ponte e dos acessos, a pavimentação e a sinalização.

A travessia, em fase de implantação, possui 180 metros de comprimento e é dividida em quatro vãos. A largura total é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas, dois acostamentos e duas barreiras. Segundo o Ministério dos Tranposrtes, o empreendimento é 1,5 metro maior que a estrutura anterior, e irá suportar até 45 toneladas.

“O grande desafio ao longo dos meses de trabalho foi o prazo curto para a execução da obra. A empresa contratada trabalhou em dois turnos, inclusive nos finais de semana, a fim de entregar a obra em tempo recorde“, diz nota da pasta.

Esse é o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no Rio Grande do Sul após o desastre climático. Desde 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí pode ser feita pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores.