Foi lançada, nesta segunda feira (02), a programação da 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) no GNC Cinemas do Shopping Villagio. O tema, revelado pelo diretor do Departamento do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig, é “Colecionando Histórias e Memórias”. Já a abertura oficial da feira será realizada no dia 27 de setembro, sexta-feira, às 18h, no palco da praça Dante Alighieri. A atração segue até o dia 13 de outubro. Helô Bacichette e Roger Castro foram escolhidos como patrona e Amigo do Livro, respectivamente.
Feira contará com atração internacional e grupos musicais
Segundo a organização, 25 bancas, entre editoras e livrarias, terão estandes na Praça Dante Alighieri, oferecendo desconto de até 20% nas compras de livros. Além disso, um destaque desta edição é o retorno da área infantil, com sete bancas, que proporcionará às crianças o contato direto com a literatura.
Ao longo dos 17 dias de evento, atrações culturais e artísticas serão exibidas de forma gratuita, com destaque para a atração internacional de Montevidéu (Uruguai): o maestro Nelson Roland, com o espetáculo Tango Sur Sexteto. Também estarão presentes os músicos Vitor Ramil e Lúcio Yanel como atrações.
A programação contempla coros e grupos de coral de projeção local e nacional, incluindo as tradicionais apresentações do Coro Municipal de Caxias do Sul, da Orquestra Municipal de Sopros e da Escola Preparatória de Dança. O 31º Proler contará com bate-papos com Tino Freitas e Janaína de Figueiredo, entre outros. A exposição “40 anos em imagens: panorama de artistas visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul”, organizada pelo Instituto de Leitura Quindim, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, terá sua abertura ao público também no dia 27 de setembro.
Confira os escritores confirmados
A 40ª edição traz mais de 20 escritores nacionais, que marcarão presença em cerca de 60 bate-papos e palestras. Entre eles estão Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Ana Suy, Ryane Leão, Daniel Galera, Eduardo Spohr, Mariana Salomão Carrara, André Neves, Janaína Tokitaka, entre outros.
Também será destaque na Feira do Livro a participação de autores locais, incluindo Helô Bacichette, Elaine Pasquali Cavion, Volnei Canônica, Pedro Guerra, Alessandra Rech, Adriana Antunes, Marcos Mantovani, Maya Falks e Dinarte Albuquerque Filho, entre outros.
Serão realizadas cerca de 50 sessões de autógrafos, 22 encontros no 20º Passaporte da Leitura com 44 escolas, além de contações de histórias e animação cultural no palco da Feira e a 16ª Maratona de Contação de Histórias com o tema “Contadores de histórias, fazedores de memórias”.
‘Histórias que partilhamos com nossos vizinhos, nossos amigos, com nosso povo’
Durante o evento de lançamento da programação, a patrona da Feira, Helô Bacichette, refletiu sobre a importância das histórias:
“Por que contar histórias? As histórias estão aí para fazer com que nos esqueçamos da feiúra sangrenta do mundo e da sua estupidez. Elas são a invasão; elas nos transportam para a terra do esquecimento. Vivemos numa história, a nossa história, a história daqui, do agora, mas também a história de algumas pessoas que são próximas. E também vivemos outras histórias que partilhamos com nossos vizinhos, com nossos amigos, com nosso povo”.
O Amigo do Livro, Roger Castro, expressou sua gratidão:
“Tenho certeza de que estaremos entre histórias, memórias e muito afeto durante todos os dias nesta Feira do Livro. Terei a maior alegria em contar e recontar histórias para todos vocês, seus amigos e familiares, e, assim será, uma multidão transitando todos os dias na Feira do Livro. Muito, muito obrigado por essa homenagem, por essa honraria.”
Já a secretária da Cultura, Magali Quadros, citou o aspecto econômico e educativo do evento para Caxias do Sul:
“Em termos econômicos, a Feira traz visitantes que contribuem para a manutenção das nossas livrarias e editoras, aumentam a circulação de pessoas e a movimentação comercial nas redondezas. Culturalmente, ela serve como um elo entre autores, editoras e o público, criando um espaço de troca e reflexão. E, no aspecto educacional, a Feira oferece um rico conteúdo para as nossas escolas, promovendo o hábito da leitura desde a infância e estimulando o conhecimento e a criatividade em nossos jovens. O tema nos convida a refletir sobre o valor de nossos relatos coletivos e individuais, um convite à vivência e ao compartilhamento de experiências que nos transformam”
Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias do Sul, ressaltou a importância da feira:
“Eu gostaria muito de agradecer a todos que estão aqui, por fazermos, a tantas mãos, algo tão importante quanto a Feira do Livro para a nossa cidade. Ao longo de 40 anos, ela se repete, e contar histórias, registrar histórias, de fato, tem um imenso valor. É o que a gente pode fazer para buscar conexão com a gente mesmo. Eu também sou escritora de um livro, e tenho a maior alegria de ter escrito um livro, de poder registrar memórias”, comentou.
Universitários elaboraram identidade visual
A identidade visual da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi criada por estudantes do Bacharelado em Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Campus 8, vinculados ao projeto de extensão em Design Gráfico “Desalinha”, sob a orientação da professora Aline Fagundes. Baseando-se no tema desta edição, “Colecionando histórias e memórias”, os alunos produziram as peças gráficas que ilustram o cartaz, flyers, livro da programação, marca-páginas, redes sociais e demais materiais de divulgação do evento. Neste ano, as peças gráficas representam três personagens importantes para a existência da Feira, em forma de homenagem: os escritores, os leitores e os livreiros.
A programação completa da 40ª Feira do Livro está disponível em flipbook e no site da 40ª Feira do Livro, ou pelo Instagram @feiradolivrocaxiasdosul.