Caxias do Sul

Central de Matrículas em Caxias do Sul atuará em novo endereço

Atendimento na nova sede inicia em 28 de setembro

Central de Matrículas em Caxias do Sul atuará em novo endereço
Central de Matrículas em Caxias do Sul atuará em novo endereço (Foto: Elisabete Bianchi/Divulgação)

Nos próximos dias, a Central de Matrículas de Caxias do Sul estará em um novo endereço. A unidade, responsável por gerenciar a distribuição e designação de vagas na rede pública de ensino na cidade, começará a operar na Rua Ernesto Alves, 1535 (Centro). Dessa forma, ficará mais próxima da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Ao mesmo tempo, a central também estará em novo horário de atendimento externo, em sincronia com o da SMED, das 10h às 16h. “A mudança melhora o atendimento à comunidade, por ser um local mais amplo e com adequações de acessibilidade, além de que a proximidade e o ajuste de horário com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) otimizam o gerenciamento”, afirma a diretora administrativa da pasta, Sandra Kuhn.

Já o atendimento no atual endereço, na Avenida Júlio de Castilhos, será encerrado no dia 23. Nos dias 26 e 27 não haverá expediente externo, em virtude da mudança. As atividades serão retomadas normalmente, já em novo prédio, no dia 28.

A Central de Matrículas pode ser acionada pelos fones 996136702, 996138459 e 984295562, pelos números de WhatsApp 54 999768858 (município) e 54 999552911 (estado) ou pelos e-mails [email protected] (município) e [email protected] (estado).

Mudança Central de Matrículas

O gerenciamento da operação consiste em uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), via 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e SMED, com compartilhamento de espaço físico, bens móveis, equipamentos, sistema PROCERGS e funcionários. E compreende vagas de toda rede pública (Educação Infantil de 4 e 5 anos, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

“A Central de Matrículas surgiu com o intuito de facilitar a entrada no ensino público, centralizando todas as vagas das escolas públicas. São oferecidas as vagas disponíveis na região, próximo à residência do solicitante. A demanda é sazonal, tanto nos anos escolares quanto nas regiões desejados. Com base nesta procura, as duas secretarias e a Central estudam possibilidades e propõem alternativas como abertura de novas turmas e oferta de transporte, por exemplo”, explica Sandra Kuhn.

Já em novembro, estará aberta a primeira etapa de inscrições para o próximo ano letivo, abrangendo Educação Infantil, 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Em janeiro, começa a segunda etapa, destinada a Retardatários, Transferências do 2º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental e dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A classificação se dará a partir das crianças mais velhas para as vagas da Educação Infantil, e dos estudantes mais novos para as vagas do Ensino Fundamental. Durante o restante do ano são realizadas transferências conforme a solicitação das famílias. Quando não houver vaga disponível, o estudante será incluído na lista de espera.