Celebrando 60 anos, Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul é homenageado na Câmara

Solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 3 de julho, data em que marca seis décadas da sede local da corporação

Publicado por
09:37 - 04/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Celebrando 60 anos, Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul é homenageado na Câmara

Foto: Vania Marta Espeiorin/Câmara Caxias

O 5° Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Caxias do Sul, foi homenageado pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, dia 3 de julho, data em que completou 60 anos de atuação. A proposta foi encabeçada pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP), e contou com a assinatura dos demais parlamentares.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Márcio Müller Batista, agradeceu pela honraria e pelo apoio constante da comunidade. Fez questão de valorizar sua equipe:

“Bombeiros aguerridos, com coragem e comprometimento com a missão, fazem de nossa corporação a mais lembrada e com índice de maior confiança da comunidade em todas as pesquisas. Estes homens e mulheres que aqui estão representam os 245 integrantes do batalhão e, muitas vezes, deixam as famílias sem saber se retornam aos lares, pois, onde as pessoas estão fugindo do perigo, nós estamos entrando para salvar”.

Bortoluz, que discursou em nome do Legislativo, agradeceu aos bombeiros pela dedição e compromisso em salvar vidas. Lembrou do empenho de todos na recente tragédia climática que fez vítimas fatais e deixou desabrigados moradores de diversas partes do Rio Grande do Sul.

“Esta é uma homenagem a uma corporação de prestígio, altruísmo e honra. O povo agradece imensamente a contribuição de cada um de vocês, heróis guerreiros que arriscam suas vidas para salvar as vidas de pessoas desconhecidas, enfrentando fogo, água, desabamentos, todo e qualquer desastre. Sintam-se abraçados pela comunidade caxiense”, pontuou.

Ainda se manifestaram na tribuna o titular do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar, coronel Maurício Ferro Corrêa, o corregedor-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e cidadão caxiense, coronel Julimar Fortes Pinheiro, e a vice-prefeita Paula Ioris.

Representando a poder Executivo, Paula relatou dois episódios em que precisou de auxílio: em um acidente de carro e quando um de seus filhos, ainda criança, passou por uma convulsão febril.

“Nunca vou esquecer dessa ajuda. Gratidão pelo preparo de humanidade e por fazer funcionar uma instituição que nunca fecha. Cada vez que ouço uma sirene dos bombeiros, faço sinal da cruz e rezo por vocês e pelas famílias da ocorrência”, disse ela, emocionada.

Assista à sessão solene clicando aqui.

Histórico da corporação

  • Conforme o texto da homenagem, em 3 de julho de 1964, o Corpo de Bombeiros deixou de pertencer ao município sendo incorporado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar. Passou, então, a ser denominada Estação de Bombeiros de Caxias do Sul. Tinha como comandante interino o 1º sargento militar bombeiro, Oscar Cardoso de Azevedo, e seu funcionamento era em um prédio provisório na Rua Vinte de Setembro, no Centro. Em 1975, a instituição mudou sua base para outro ponto da Rua Vinte de Setembro, onde permanece até hoje.
  • Desde então, passou por algumas denominações, sendo elas: 5º Grupamento de Incêndios, 5º Grupamento de Combate de Incêndios e 5º Comando Regional de Bombeiros. No dia 20 de junho de 2014, numa reestruturação, teve sua denominação alterada para 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
  • Ainda conforme o requerimento da honraria, o Batalhão tem três companhias operacionais, sediadas nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado, e mais oito pelotões nos municípios de: Vacaria, Flores da Cunha, São Marcos, Canela, Farroupilha, Veranópolis, Taquara e Lagoa Vermelha.
  • A atual sede da cidade possui um efetivo de 245 bombeiros militares para atender as ocorrências de prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento em defesa civil nos 60 municípios da Serra Gaúcha. No comando do Batalhão, hoje, está o tenente-coronel Márcio Müller Batista.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp