Na manhã desta quinta-feira (9) houve a abertura do 14° Encontro Regional de Controle e Orientação promovido pelo Tribunal de Contas do RS. O evento é sediado na Universidade de Caxias do Sul e ocorre entre 09h e 17h no Bloco M. A destinação é para gestores públicos.
O Serviço Regional de Auditoria em Caxias do Sul presta um apoio para 59 municípios da região. Estes devem seguir diretrizes para a devida transparência nas contas públicas. Por conta disso, o TCE realiza estes eventos para esclarecer as competências e orientações sobre possíveis mudanças de lei.
O presidente do TCE-RS, Alexandre Postal, relata a alegria de trazer este evento para Caxias e participar do TCE. Dentre os assuntos comentados pelo presidente, ele reforçou as tecnologias empregadas pelo TCE, são cinco robôs, satélites e outras ferramentas que são utilizadas para a fiscalização. Com o avanço da tecnologia e o passar dos anos, segundo Postal, houve muitas mudanças na gestão pública, e principalmente diminuição de desvios públicos. Ele comentou ainda que o cidadão tem que ter em mente que nem todos os problemas são oriundos do prefeito, por isso, o trabalho do TCE é investigar a equipe e ir atrás do erro, na secretaria onde ocorreu.
César Murialdo Cavion coordenador do Serviço Regional de autoria de Caxias do Sul fala de economias que os municípios abrangentes tiveram após orientações do Tribunal em licitações. Ele explica que ao iniciar um licitação, por exemplo, a prefeitura lança o Edital, o trabalho do TCE é vistoriar se toda a documentação está correta, caso haja alguma irregularidade há uma notificação para a devida correão. Segunda pesquisa feita por ele, de 2020 até maio, com orientações feitas durantes licitações, os municípios economizaram mais de R$160 milhões de reais. Cavion comentou também sobre as mudanças que ocorrem na forma de trabalho do Tribunal com a chegada da pandemia e a necessidade de oferecer serviços remotos.
Na parte da manhã o evento contou com o painel de abertura, falas de autoridades e abordagens de assuntos em geral envolvendo diretrizes, políticas públicas, obras, modelos processuais entre outros. Já a tarde o Encontro foi dividido em salas com temas específicos. Esta foi a primeira vez que o encontro ocorreu de forma simultânea.
Ao longo do mês de junho, julho e agosto as outras sete cidades que possuem Serviços de Auditoria do TCE-RS e mais a capital receberão edições dos ERCOs. A abertura oficial do evento ocorreu em Santa Cruz do Sul e teve mais de 750 inscrições.
Confira a entrevista completa:
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM